Hoje nas notícias: Computadores, transportes e crimes ambientais

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As universidades também querem receber computadores para os alunos, tal como os estabelecimentos de escolaridade obrigatória. A marcar o dia está ainda a notícia de que um reforço no metro e comboio através de autocarros turísticos em Lisboa e Porto pode acontecer depois da Páscoa. Destaque ainda para a sondagem que mostra que 80,8% dos portugueses quer que Marcelo seja mais exigente para com o Governo.

Reitores querem apoios iguais aos das escolas para compras de computadores

As universidades defendem que o programa Escola Digital, através do qual estão a ser compradas centenas de milhares de computadores para os alunos da escolaridade obrigatória, deve ser alargado ao ensino superior. O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vai propor ao Governo esta alteração, lembrando que nas universidades “também existem problemas tecnológicos”, dado que nos últimos anos foi escasso o investimento em equipamento. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Reforço do metro e comboio pode acontecer depois da Páscoa

Em setembro, as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto anunciaram que teriam de recorrer a autocarros turísticos para garantir maiores condições de segurança para os utilizadores de transportes públicos, por não ser possível reforçar a oferta ferroviária nas mesmas. No entanto, o programa arrancou apenas em Lisboa, sendo que no Porto os autocarros acabaram por não sair das garagens. Para depois da Páscoa, nomeadamente a partir do início de abril, pode esperar-se novo reforço da oferta de transportes, com recurso a estes autocarros turísticos. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Maioria quer Presidente mais exigente com o Governo

80,8% dos portugueses deseja que Marcelo Rebelo de Sousa cumpra a promessa que fez após a vitória nas eleições presidenciais e demonstre uma maior exigência para com o Governo de António Costa. A sondagem realizada pela Intercampus mostra ainda que 65,5% dos entrevistados não consideram que o Presidente da República tenha tido essa postura durante as semanas que antecederam as referidas eleições. Apenas para 25,8% Marcelo terá sido mais exigente com o Governo nessa altura. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

PJ fotografa e vigia jantar de ex-juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira

A 23 de maio de 2017, a Polícia Judiciária soube através de interceções telefónicas que Luís Filipe Vieira ia jantar com o ex-juiz Rui Rangel no Estádio da Luz. Foram enviados inspetores para o local, que se fizeram passar por clientes, tendo acabado por fotografar o encontro, o que resultou em imagens que constam do processo da Operação Lex. O presidente do Benfica está acusado de oferta indevida de vantagem por ter oferecido bilhetes e viagens a Rangel, em troca de ajuda para resolver um processo fiscal pendente em Sintra. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Tribunais não aplicam penas de prisão a crimes ambientais

O Código Penal prevê punições de até 12 anos para crimes ambientais, contudo, até ao momento, não há registo de condenações por parte dos tribunais portugueses. São feitas milhares de denúncias por ano devido a estes crimes, mas são poucos os casos que chegam a julgamento. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Computadores, transportes e crimes ambientais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião