Novas etiquetas energéticas chegam às lojas a 1 de março

Os projetos BELT e LABEL2020 apoiam a chegada da nova etiqueta energética de cinco grupos de produtos às lojas físicas e online

A nova etiqueta energética tem estreia marcada para 1 de março, tanto em lojas físicas como online, para já apenas em cinco grupos de eletrodomésticos: frigoríficos, congeladores, aparelhos de armazenagem de vinho, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, máquinas combinadas de lavar e secar roupa, televisores e ecrãs. No caso das lâmpadas, a mudança para a nova etiqueta energética entra em vigor a 1 de setembro de 2021.

De acordo com a Adene e com a Deco, a principal novidade da nova etiqueta energética é a escala de classes de eficiência energética que regressa à sua forma original, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). “Nesta mudança os procedimentos de ensaio e de cálculo da eficiência energética de alguns produtos foram revistos, as classes energéticas da antiga etiqueta foram reescalonadas e a etiqueta tem um novo grafismo”, dizem as duas instituições em comunicado.

Outra inovação passa ainda pela existência de um código QR na etiqueta que direciona o consumidor para a Base de Dados de Produtos Europeia e pictogramas, novos ou revistos, com mais informações sobre o desempenho e as características específicas dos produtos.

Os dois projetos que estiveram a apoiar a implementação da nova etiqueta energética são o BELT (Boost Energy Label Take Up) e o LABEL2020, financiados pela União Europeia ao abrigo do programa “Horizonte 2020”. Estes projetos visam ainda a adoção de produtos mais eficientes ao nível europeu. Em Portugal, a Deco Proteste, em colaboração com a Worten, é responsável pela implementação do Projeto BELT enquanto a Adene, em ecoordenação com a Direção-Geral de Energia e Geologia, é a entidade responsável pela implementação do projeto LABEL2020.

As informações sobre as alterações da etiqueta de cada grupo de produto, assim como sobre o impacte energético e ambiental de cada escolha, estão reunidas na ferramenta do Projeto BELT, disponível em https://www.deco.proteste.pt/nova-etiqueta-energetica.

O Projeto LABEL2020 reuniu toda a informação sobre o tema no website www.novaetiquetaenergetica.pt, onde brevemente disponibilizará também uma ferramenta que apoiará o consumidor na utilização da nova etiqueta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novas etiquetas energéticas chegam às lojas a 1 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião