5 coisas que vão marcar o dia

Esta sexta-feira o Eurostat divulga estatísticas sobre o Dia Internacional da Mulher e a DBRS pronuncia-se sobre o rating dos Açores e da Madeira.

Há dois prazos a terminar esta sexta-feira: por um lado, é a data limite para a entrega das candidaturas ao programa Apoiar e Apoiar Restauração; por outro lado, finda o prazo para a Cofina dizer se renuncia ou não à OPA à Media Capital. E o Santander Portugal vai apresentar esta sexta-feira os seus resultados anuais referentes a 2020. O banco contribuiu em 2020 com um “benefício ordinário atribuído” de 338 milhões de euros para os resultados do grupo espanhol.

Pequeno comércio pede abertura imediata da economia

O movimento que agrega vários negócios de comércio como restaurantes e cabeleireiros vai manifestar-se em frente à câmara municipal do Porto esta sexta-feira para exigir a abertura imediata da economia. O movimento “A Pão e Água” reivindica que cabeleireiros, barbeiros, salões de beleza e livrarias devem abrir, pedem que seja retirada a proibição de venda de bebidas em regime take away e querem que o lay-off simplificado a 100% (que está a ser pago em 2021) seja aplicado com retroativos a março de 2020. Além disso, o movimento pede que haja linhas de crédito em juros.

Eurostat divulga estatísticas no âmbito do Dia Internacional da Mulher

Em antecipação do Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de março, o Eurostat vai divulgar esta sexta-feira duas estatísticas relacionadas com este dia: o fosso entre os géneros no emprego por nível de educação e o peso das mulheres nos lugares de gestão. Ambas as estatísticas referem-se a dados do terceiro trimestre do ano passado, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu.

Cofina renuncia à OPA à Media Capital?

A Cofina, dona de títulos como o Correio da Manhã, a Sábado e o Jornal de Negócios, terá de informar o mercado esta sexta-feira sobre se renuncia ou não ao grosso da OPA (oferta pública de aquisição) à Media Capital. Esta semana o auditor independente designado pela CMVM determinou um preço de referência de 72,5 cêntimos, acima dos 67 cêntimos oferecidos por Mário Ferreira através da Pluris Investments, mas também da contrapartida máxima de 41,5 cêntimos que condicionava a OPA da Cofina sobre 94,69% do capital da empresa.

Santander Totta divulga resultados anuais

O Santander Portugal vai apresentar esta sexta-feira os seus resultados anuais referentes a 2020. O banco contribuiu em 2020 com um “benefício ordinário atribuído” de 338 milhões de euros para os resultados do grupo espanhol a que pertence, menos 36% do que em 2019, devido à pandemia de Covid-19, de acordo com a informação enviada no início de fevereiro à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). As despesas de funcionamento diminuíram 5%, graças ao processo de transformação em curso, o que faz com que o rácio de eficiência seja cerca de 46%. O grupo espanhol fechou 2020 com um prejuízo de 8.771 milhões de euros, que contrasta com o lucro de 6.515 milhões de euros em 2019, devido à Covid-19 e à situação em várias filiais.

DBRS pronuncia-se sobre os Açores e a Madeira

Uma semana depois de ter mantido a notação financeira da República Portuguesa, a DBRS irá publicar esta sexta-feira o relatório de revisão do rating da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira. O rating de Portugal ficou no nível “BBB (high)”, com a perspetiva “estável”, sendo expectável que não haja mudanças também para os Açores e a Madeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião