Hoje nas notícias: desconfinamento, EDP e IP

  • ECO
  • 5 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A alguns dias de ser apresentado o plano de desconfinamento, começam a ser conhecidos alguns detalhes. Está previsto um plano de saída sem datas e a várias velocidades, com alívios divididos entre nacional e local. O primeiro-ministro sinaliza, ainda assim, que o fim da pandemia não vai trazer “sossego”, já que será necessário avançar com a “batalha pela economia”. Os jornais dão ainda conta de que o Movimento Cultural da Terra de Miranda está a preparar uma queixa em Bruxelas sobre a venda das barragens da EDP. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Plano de desconfinamento a várias velocidades não tem ainda datas

O primeiro-ministro pediu, no início de fevereiro, a um grupo de especialistas que preparasse o plano de desconfinamento do país. O primeiro esboço foi já entregue em São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed na próxima segunda-feira. Ao contrário do que aconteceu em maio de 2020, não terá datas definidas e será condicionado antes a critérios de saú­de pública. Em simultâneo, terá ainda dois planos com velocidades diferentes: o nacional e o local. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Movimento prepara queixa em Bruxelas sobre venda das barragens da EDP

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) prepara-se para apresentar uma queixa à Comissão Europeia contra o que considera terem sido ajudas de Estado à EDP na venda de seis barragens no Douro ao consórcio internacional liderado pela Engie. Em causa está o imposto de selo que o movimento reclama que seja entregue de forma imediata ao fundo local, depois de o Bloco de Esquerda e o PSD terem denunciado o que dizem ser uma “borla fiscal” concedida à empresa. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

IP não acomoda 50% de desconto nas portagens, diz António Laranjo

Introduzir os descontos de 50% aprovados na Assembleia da República, em algumas portagens, este ano teria um impacto de 200 milhões de euros na receita da Infraestruturas de Portugal (IP). António Laranjo, presidente da IP, reitera que “não é possível acomodar uma perda de receita dessa ordem de grandeza”. “Não tenho onde tirar 200 milhões de euros das despesas para compensar a falta de receitas de portagem que venham a ser feitas”, explica, em entrevista ao Jornal de Negócios. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“Não antevejo para mim ter vida mais sossegada no dia em que deixe de haver infetados”, diz Costa

O primeiro-ministro afirma que deixarem de existir infetados com Covid-19 não irá trazer uma vida mais “sossegada”, já que o “esforço de recuperação económica não vai permitir tirar um dia de intervalo entre o fim do combate à pandemia e o início da batalha pela economia”. Mesmo sem infetados, “continuaremos a ter 400 mil desempregados, muitas empresas que, entretanto, faliram ou que têm muita dificuldade em cumprir o esforço remuneratório”, aponta em entrevista ao Público focada nas agendas do futuro. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Requalificação do Hospital Militar de Belém derrapa e precisa de mais dinheiro

As obras de requalificação do antigo Hospital Militar de Belém (atualmente designado Centro de Apoio Militar de Belém Covid-19 – CAMB) vão derrapar e precisar de mais dinheiro, de acordo com um memorando interno assinado pelo subdiretor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional. O orçamento inicial era de 750 mil euros, mas é esperado um desvio de mais 890 mil euros para cerca de 1,8 milhões. O secretário de Estado Jorge Seguro Sanches avisa que será por isso pedida uma auditoria ao Tribunal de Contas. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: desconfinamento, EDP e IP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião