Ageas NV fechou 2020 com 1,14 mil milhões de lucros

  • ECO Seguros
  • 7 Março 2021

Um dia depois de anunciar compra de parte de uma seguradora Vida na Turquia, o grupo com atividade em Portugal divulgou resultados anuais com lucros a progredirem 16,5%.

O grupo Ageas NV divulgou lucro anual recorde de 1,14 mil milhões de euros relativo ao exercício de 2020. Os números beneficiaram da “solidez” na atividade de subscrição e de um efeito favorável (extraordinário) da recompra de títulos do programa FRESH, uma emissão de dívida subordinada que estava dispersa no mercado e que, em finais de 2019, a companhia decidiu readquirir.

O resultado do negócio não Vida (incluindo resseguro) alcançou 391 milhões de euros, um “aumento significativo”, reflexo de bom desempenho na generalidade dos segmentos e menor frequência de sinistros. Nos seguros Vida, o lucro líquido ascendeu a 570 milhões, apesar do impacto da crise (Covid-19) sobre o resultado dos investimentos e de mais-valias líquidas.

“Apesar do contexto Covid-19, conseguimos excelentes resultados, beneficiando mais do que nunca da nossa diversificação geográfica, carteira de produtos bem equilibrada, balanço sólido e gestão prudente. 2020 foi o segundo ano do nosso plano estratégico trienal Connect21 e era importante que nos mantivéssemos firmemente concentrados nos objetivos estratégicos, metas e compromissos ESG, que continuam a ser uma prioridade permanente a longo prazo”, comentou Hans De Cuyper, CEO do grupo Ageas NV.

No comunicado em que afirmaresiliência” no desempenho comercial (canais de distribuição), a instituição refere que, dos seis objetivos do Connect21, concluiu cinco em 2020.

Com a receita a descer 1%, para 35,6 mil milhões de euros, em termos consolidados, o negócio Vida encaixou 28,8 mil milhões de euros, com a dinâmica de recuperação na Ásia a compensar a desaceleração na Europa. Já a área não Vida, 6,8 mil milhões de euros de receita significaram crescimento de 1%.

O rácio combinado foi calculado em 91,3%, enquanto o rácio de solvabilidade se situou em 193%.

Ageas consolida posição na Turquia com aquisição de ativos da Aviva

Na semana em que o grupo anunciou os resultados, a subsidiária Ageas Insurance International NV acordou a aquisição dos 40% que a britânica Aviva Plc detém na joint venture turca AvivaSA Emeklilik ve Hayat AS. A transação, em numerário, equivale a 122 milhões de libras esterlinas, ou aproximadamente 142 milhões de euros.

A Sabanci Holding, parceira acionista nesta companhia de seguros Vida e pensões, continua a deter a sua participação, igualmente de 40%. O encaixe da transação melhora e cerca de 100 milhões de libras o valor contabilístico dos ativos líquidos e Solvência II da Aviva, segundo informação divulgada pela seguradora britânica.

A confirmação da operação, dependente ainda da aprovação dos reguladores, deverá ser concluída ainda em 2021. A AvivaSA gere uma carteira de aproximadamente dois milhões de clientes e posiciona-se como a 5ª do ranking turco de seguro Vida, detendo posição de liderança no mercado de planos de pensões. No último exercício apresentou lucro equivalente a 42 milhões de euros, 36% superior ao do ano anterior.

A Sabanci e o grupo Ageas já acumulam experiência de colaboração de mais de 10 anos através da AKSigorta, uma seguradora onde, cada uma das partes, detém igualmente participação superior a 35%. A operação de consolidação na Turquia complementa outras que, na sua estratégia de diversificação geográfica, a Ageas concluiu ao longo de 2020, na Índia (AFLIC) e na China (Taiping Re).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ageas NV fechou 2020 com 1,14 mil milhões de lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião