Morreu Nuno Fernandes Thomaz, ex-vice presidente do CDS

  • ECO e Lusa
  • 8 Março 2021

Morreu Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Fundação Alfredo de Sousa e antigo vice-presidente do CDS no tempo de Manuel Monteiro. Tinha 77 anos.

Morreu Nuno Fernandes Thomaz, gestor e antigo vice-presidente do CDS no tempo de Manuel Monteiro. A notícia foi avançada pela SIC Notícias e pelo Dinheiro Vivo e confirmada pelo ECO.

Com 77 anos de idade, Nuno Fernandes Thomaz estava doente há algumas semanas, tendo falecido durante a madrugada, alegadamente vítima de Covid-19.

Foi gestor do grupo Nutrinveste, presidente do Conselho da Faculdade de Economia da Nova SBE e era presidente da Fundação Alfredo de Sousa desde 20 de maio de 2019.

“Fiel intérprete da direita social e popular”

O presidente do CDS-PP lamentou, esta segunda-feira, a morte do antigo vice-presidente do partido Nuno Fernandes Thomaz e recordou-o como “um fiel intérprete da direita social e popular” e um “generoso protagonista das suas causas“.

“O CDS lamenta profundamente a morte de Nuno Fernandes Thomaz”, lê-se numa nota enviada à comunicação social, na qual a direção do CDS-PP “endereça o seu pesar e presta uma sentida homenagem” a “todos os que com ele tiveram o privilégio de trabalhar, aos seus companheiros de partido e, em especial, à sua família”.

O líder centrista salienta que “para além da sua diversificada participação cívica e da fidelidade à matriz democrata-cristã com que exerceu as diversas funções de topo a que foi chamado na sua vida profissional, Nuno Fernandes Thomaz foi um ativo dirigente nacional do CDS e um generoso protagonista das suas causas”.

“O partido guarda dele a memória de um homem intransigente na defesa dos seus valores mas extremamente cordato e gentil na forma como se impunha, e recorda-o como um fiel intérprete da direita social e popular que, ainda hoje, queremos representar”, realça igualmente Francisco Rodrigues dos Santos.

Marcelo recorda “homem de causas”

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, esta segunda-feira, a morte do antigo vice-presidente do CDS-PP Nuno Fernandes Thomaz, recordando-o como um “homem de causas”, com “brilhante carreira na gestão privada“.

Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifesta tristeza pela morte de Nuno Fernandes Thomaz e apresenta condolências à sua família e amigos. “Nascido em 1945, Nuno Fernandes Thomaz formou-se em direito pela Universidade de Lisboa, tendo percorrido ao longo da vida uma brilhante carreira na gestão privada, em Portugal e no Brasil, destacando-se nos setores financeiro, agroalimentar, saúde e comunicações“, lê-se na nota.

Nesta mensagem de pesar, o Presidente da República recorda Nuno Fernandes Thomaz como um “homem de causas”. “Destacou-se na política nacional na década de 1990, tendo sido vice-presidente do CDS. Nos últimos anos, abraçou a presidência do Conselho da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e da Fundação Alfredo de Sousa, a ela ligada”, acrescenta.

(Notícia atualizada às 20h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Nuno Fernandes Thomaz, ex-vice presidente do CDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião