PSI-20 avança 1% com petróleo a ditar subida de 2% da Galp

O petróleo está a negociar acima dos 70 dólares nos mercados internacionais, impulsionando as cotadas petrolíferas, como é o caso da Galp Energia. O PSI-20 beneficia.

O principal índice nacional está a valorizar 1,13% para os 4.724,91 pontos no arranque da sessão desta segunda-feira. Quase todas as cotadas estão a negociar em alta, à exceção da Jerónimo Martins e da Ramada Investimentos. O destaque vai para a Galp Energia que valoriza mais de 2%, beneficiando da cotação do petróleo acima dos 70 dólares.

A subida do PSI-20 nos primeiros minutos de negociação acompanha a valorização que se regista um pouco por toda a Europa. O alemão DAX sobe 0,7%, assim como o francês CAC40 e o britânico FTSE. O espanhol IBEX avança 0,8% e o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valoriza 0,6%.

Em Lisboa, à exceção das descidas da Jerónimo Martins e da Ramada Investimentos (e a Novabase que se mantém inalterada, as cotadas estão a registar fortes ganhos. O foco está na Galp Energia, cujos títulos sobem 2,44% para os 10,7 euros, beneficiando da valorização do petróleo nos mercados internacionais para lá dos 70 dólares por barril.

Esta barreira foi alcançada pela primeira vez desde janeiro do ano passado e deve-se a ataques contra as instalações petrolíferas da Arábia Saudita que colocam em dúvida a sua capacidade de produção. Com a procura igual mas a oferta em risco, a cotação do petróleo tende a subir. Esta trajetória contrasta com a queda acentuada dos preços do petróleo durante os primeiros meses da pandemia.

Nota ainda para a subida da Ibersol de 3,69% para os 6,18 euros e do BCP de 1,2% para os 11,85 cêntimos. Neste momento, o setor da banca é o que tem o melhor desempenho na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 avança 1% com petróleo a ditar subida de 2% da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião