Acciona e SSE Renewables vão investir na energia eólica offshore em Portugal

  • Capital Verde
  • 9 Março 2021

A Acciona está já no eólico onshore na Península Ibérica e a SSE Renewables conta com 487 MW de operações eólicas offshore e um portfólio de projetos de 6 GW no Reino Unido e na Irlanda.

A Acciona e a SSE Renewables anunciaram recentemente a assinatura de um acordo de exclusividade para o desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore em Espanha e Portugal, com a possibilidade de explorarem também oportunidades conjuntas noutros mercados.

Na prática, as duas empresas vão formar uma joint venture (cada uma ficará com 50% da mesma), que combinará a experiência da Acciona como promotora e operadora de instalações renováveis em Espanha e Portugal com a especialização da SSE Renewables no desenvolvimento, construção e gestão abrangente de projetos offshore a nível global.

O Centro de Controlo de Energias Renováveis (CECOER) da Acciona vai, também, contribuir para o desenvolvimento do projeto, assim como o know-how que a empresa tem em engenharia aplicada a turbinas eólicas offshore, informou a empresa em comunicado.

“Este acordo com a SSE Renewables vai permitir acelerar a entrada no mercado eólico offshore, onde observamos um elevado potencial”, afirmou Rafael Mateo, CEO da Divisão de Energia da Acciona.

Por seu lado, a SSE Renewables conta já com 487 MW de operações eólicas offshore e um portfólio de projetos em desenvolvimento (construção, operação e gestão) de 6 GW no Reino Unido e na Irlanda. Atualmente está a construir o maior parque eólico offshore do mundo, o Dogger Bank Wind Farm (com 3,6 GW) no Mar do Norte, juntamente com o Equinor, bem como o maior parque eólico offshore da Escócia, Offshore Seagreen (1,1 GW), no Fiorde de Forth, juntamente com a Total.

A parceria com a Acciona, um dos principais players de renováveis em Espanha e Portugal permitir-nos-á colocar a nossa experiência em eólica offshore ao serviço do objetivo de ambos os países de alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Este acordo é um expoente da nossa estratégia em gerar um forte portfólio de projetos eólicos nos mercados internacionais”, concluiu Jim Smith, CEO da SSE Renewables.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acciona e SSE Renewables vão investir na energia eólica offshore em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião