Presidência da República com novo site, aplicação e nova conta no Twitter

  • Tiago Lopes
  • 9 Março 2021

No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse para o segundo mandato, a Presidência da República lançou um novo site e "estreou-se" no Twitter. E até tem uma nova aplicação.

O segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República traz uma revolução no digital. A partir desta terça-feira, o site da Presidência aparece com um novo layout e também foi lançada uma aplicação nova. A conta de Twitter também foi recuperada.

O site, que tinha sido remodelado pela última vez em 2016, sofreu agora uma mudança profunda com o objetivo de facilitar o acesso a todos os utilizadores, incluindo pessoas com deficiência. Agora, quando é selecionado qualquer parte do texto são apresentadas as opções de ouvir, traduzir e consultar o dicionário.

A transformação digital da Presidência da República traz também uma aplicação nova para smartphones, com versões tanto para o sistema Android como para iOS, que permite que os utilizadores fiquem a par de todas as novidades através das notificações.

A conta oficial da Presidência da República também foi recuperada, isto depois de já ter sido criada em novembro de 2008 quando Cavaco Silva estreou-se no Twitter. Porém, a 9 de março de 2016, quando Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse pela primeira vez como Presidente da República, todos os conteúdos foram eliminados, refere o Observador. A conta chegou mesmo a ser cancelada por inatividade, mas agora foi recuperada. O novo canal de comunicação da Presidência da República (https://twitter.com/presidencia) tem já mais de 500 seguidores, mas ainda não tem qualquer conteúdo.

Quando comparado com outros países, a Presidência da República Portuguesa parece estar atrasada na corrida das redes sociais. Em França, por exemplo, o perfil do Twitter da Presidência da República francesa foi criado em outubro de 2008, contando mais de 2,5 milhões de seguidores.

Na Polónia, a conta oficial do Presidente da República é seguida por mais de 400 mil pessoas, tendo sido criada em junho de 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidência da República com novo site, aplicação e nova conta no Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião