Mastercard organiza pela primeira vez sessão do programa Girls4Tech em Portugal

O objetivo do programa global da Mastercard Girls4Tech é inspirar jovens mulheres a procurarem carreiras STEM, contribuindo para reduzir a diferença de género existente nestas áreas.

Portugal recebeu, pela primeira vez, uma sessão no âmbito do programa global Girls4Tech, organizada pela Mastercard. A sessão decorreu no Centro Educativo da Ventosa, pertencente ao Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, do Concelho de Torres Vedras, e teve como objetivo possibilitar a 20 alunas, entre os oito e os dez anos, o acesso a um conjunto de conteúdos sobre o mundo digital cibersegurança, avança a Mastercard em comunicado.

“Sabemos que a tecnologia oferece oportunidades infinitas, algo que todos vimos claramente durante a pandemia. O nosso programa Girls4Tech™ é exatamente isso: garantir que essas oportunidades chegam a todos, neste caso às mulheres, e preencher a lacuna nas disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas na educação”, diz Rui Fonseca, director de business development da empresa. “Na Mastercard estamos comprometidos com a diversidade e a inclusão e, para isso, contamos com diversos programas e iniciativas que fortalecem esses pilares, tanto na empresa como na sociedade”, acrescenta.

Victor Santos, diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, refere que o agrupamento está “muito satisfeito” por fazer farte deste projeto e ser pioneiro no país. “Esperamos ser a primeira de muitas iniciativas do Girls4Tech em Portugal, contribuindo para suscitar maior interesse para áreas que usualmente não atraem tanto as raparigas, mas também na nossa comunidade educativa, para que se sinta parte deste movimento global para a inclusão”, afirma.

Criado em 2014, realizado em 32 países e traduzido em 14 idiomas, o Girls4Tech pretende inspirar jovens mulheres a procurarem carreiras STEM (relacionadas com as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas), reduzindo a diferença de género existente. De acordo com dados da OCDE, em 2030 mais de 80% dos empregos no mundo vão exigir conhecimento tecnológico relacionado com as carreiras de STEM. No entanto, as mulheres ainda são uma minoria nesta área, representando apenas 18% dos alunos nas carreiras STEM, segundo um estudo da Universidade Politécnica de Valência.

Ao todo, o programa já envolveu mais de um milhão de raparigas, o que significa que foram sensibilizadas para “preparar-se para as profissões do futuro”, salienta Susan Warner, vice-presidente para o voluntariado global da Mastercard. Esta iniciativa da Mastercard em Portugal faz parte do compromisso da empresa com a promoção da inclusão. Nesse sentido, a empresa está empenhada na inclusão financeira e tem como objetivo ligar mil milhões de pessoas e 50 milhões de pequenas empresas à economia digital até 2025, com o propósito especial de entregar a 25 milhões de mulheres empresárias soluções que ajudem o respetivo negócio a crescer.

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