Marcelo ainda vai a tempo de apanhar o comboio do Twitter?

  • Tiago Lopes
  • 13 Março 2021

Marcelo Rebelo de Sousa finalmente estreou-se no Twitter, mas lá fora já são muitos os exemplos de outros presidentes que utilizam esta rede. Será que Marcelo ainda vai a tempo?

2021 fica marcado pelo ano em que Marcelo Rebelo de Sousa finalmente cedeu à pressão das redes sociais. No dia em que tomou posse pela segunda vez enquanto Presidente da República foi apresentada uma autêntica revolução tecnológica.

A Presidência lançou um site novo, com linhas mais modernas que permitem uma leitura mais fácil e desenvolveu uma nova aplicação para iOS e Android. Mas a grande novidade foi mesmo a criação de uma conta no Twitter. Na verdade, a conta não é nova, uma vez que foi criada inicialmente em 2008 com Cavaco Silva a estrear-se nesta rede. No entanto, pouco tempo depois, e dada a pouca atividade registada no perfil, a conta acabou por ser desativada.

Oito anos depois, a 9 de março de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse pela primeira vez como Presidente da República, altura em que foi apagada toda a informação presente na conta. Agora, passados cinco anos, o Presidente da República parece, finalmente, ter-se rendido às redes sociais.

Quatro dias depois de o perfil ter sido reativado a única coisa que cresceu foram os seguidores, ainda que de forma tímida. Se na terça-feira, dia 9 de março, dia em que o perfil voltou a estar ativo, contavam-se pouco mais de 500 seguidores, agora esse número passou para mais de 1.000. No entanto, com alguma estranheza, ainda não foi feito qualquer publicação na conta.

Marcelo começou agora. E lá fora?

Se para Marcelo Rebelo de Sousa o Twitter é um mundo novo, o mesmo não se pode dizer para muitos presidentes de outros países que já utilizam esta rede há muito tempo para fazer a sua comunicação.

Em França, por exemplo, Emmanuel Macron tem presença no Twitter desde outubro de 2013 e é seguido por mais de 6,5 milhões de contas. O presidente francês utiliza esta rede para divulgar muitas das novidades do seu Governo.

Michael Higgins, presidente da Irlanda, também tem uma presença muita ativa no Twitter, contando com perto de 150 mil seguidores numa conta que está em atividade desde maio de 2012.

Na Islândia, o Presidente Guðni Th. Jóhannesson entrou para esta rede em dezembro de 2017 e tem quase 3.500 seguidores. Egils Levits, presidente da Letónia, tem mais de 10 mil seguidores e Kersti Kaljulaid, a presidente da Estónia, tem mais de 40 mil seguidores. Sauli Niinistö, Presidente da República da Finlândia, é seguido por 260 mil contas.

Num campeonato à parte estão os Estados Unidos, onde é tradição os presidentes utilizarem com grande frequência o Twitter para fazerem as suas comunicações. Trump, como é sabido fazia dezenas de publicações diárias e muitas das polémicas surgiram com base no que foi escrito nesta rede social. Agora, como Joe Bidden, a conta oficial da Casa Branca fez reset e começou do zero. Ainda assim, e passados poucos meses de ter sido eleito como Presidente dos Estados Unidos, a conta já é seguida por quase 10 milhões de utilizadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo ainda vai a tempo de apanhar o comboio do Twitter?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião