Lucro do Haitong Bank cai 80% para 1,6 milhões em 2020

  • ECO
  • 19 Março 2021

Pandemia afetou negócio do banco de investimento Haitong. Lucros caíram quase 80% no ano passado para 1,6 milhões de euros.

O lucro do Haitong Bank caiu quase 80% para 1,6 milhões de euros no ano passado, com o resultado a ser penalizado pela pandemia. O banco de investimento disse, ainda assim, ter alcançado o objetivo de atingir o break-even.

O produto bancário caiu 25% para 82 milhões de euros, com o Haitong a dar conta de uma “forte recuperação” do negócio na segunda metade do ano passado à boleia da China, depois do impacto da pandemia no primeiro semestre.

“As condições adversas fizeram-se refletir na atividade do Haitong Bank em 2020, especialmente no primeiro semestre do ano, em que os confinamentos iniciais tiveram um impacto significativo tanto no nosso negócio relacionado com a Ásia como nas operações domésticas na Europa e na América Latina”, referiram o CEO, Wu Min, e o chairman, Lin Yong, em comunicado conjunto.

“Ainda assim, no segundo semestre, com a adaptação a um novo ambiente de negócios e de trabalho, o Banco conseguiu alcançar uma recuperação recorde, mais do que duplicando o produto bancário do primeiro semestre. Esta recuperação foi impulsionada pelo negócio relacionado com a China, juntamente com outras atividades de crédito, e também pela recuperação dos mercados de capitais”, acrescentaram os dois responsáveis do banco ex-BESI.

O banco registou um resultado operacional de 24 milhões de euros, “beneficiando do estrito controlo dos custos operacionais que registaram uma descida de 20% para 58 milhões de euros”.

O Haitong Bank fechou 2020 com ativos no valor de 2.801 milhões de euros, mais 200 milhões face a 2019. O passivo total também cresceu cerca de 210 milhões de euros para 2.203 milhões, de acordo com o banco.

O banco diz que pretende continuar “a otimizar os fatores de negócio com a expansão do balanço tanto do lado do ativo, através da geração de novo crédito e investimento, como do lado do passivo, através da otimização da estrutura de financiamento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Haitong Bank cai 80% para 1,6 milhões em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião