Austrália: Seguros declaram catástrofe face às piores cheias em 60 anos

  • ECO Seguros
  • 22 Março 2021

O Conselho australiano de seguros considera que é ainda precoce estimar a amplitude de danos segurados, mas as seguradoras já acumulam milhares de reclamações de sinistro.

As cheias resultantes de chuvas torrenciais que fustigaram a região onde se localiza a cidade de Sydney, na Austrália, originaram milhares de reclamações de seguros, justificando declaração de catástrofe em vastas zonas de New South Wales (NSW), anunciou o Insurance Counsil of Australia (ICA), Conselho de Seguros.

Face à situação de catástrofe na Nova Gales do Sul, as seguradoras darão prioridade ao tratamento das participações de sinistro apresentadas por tomadores de seguros afetados pelas intempéries, por forma a acelerar assistência direta aos donos de propriedades afetadas pelas inundações, assegura o ICA adiantando que as companhias de seguros mobilizaram equipas de resposta a desastres e peritos para assistirem aos reclamantes.

A situação a sudeste de Queensland também preocupa as autoridades e será objeto de avaliação para decidir se a declaração de catástrofe deve ser estendida àquela região do nordeste do país, adiantou a entidade facilitando números de telefone de emergência e recomendações aos habitantes das zonas sinsitradas.

Citado num comunicado da organização australiana de seguros, Andrew Hall, CEO do ICA, afirmou que ainda é cedo para compreender a amplitude dos estragos causados nas propriedades das zonas afetadas e estimar o custo dos danos segurados, mas as companhias de seguros acumularam mais de 5000 participações de sinistro nos últimos dias.

Desde o início das chuvas torrenciais, perto de 20 mil pessoas foram deslocadas das áreas de residência e as populações têm sido aconselhadas a seguir as orientações dos serviços de emergência, enquanto diversas zonas afetadas pelas chuvas dos últimos dias continuam inacessíveis.

De acordo com a agência Reuters, duas das três maiores seguradoras australianas avançaram números sobre a evolução das reclamações recebidas. A Suncorp já recebeu 1300 reclamações e perspetiva um incremento de participações nos próximos dias. Por seu lado, até domingo, o Insurance Australia Group contabilizou mais de 2100 participações, na maioria relacionadas com danos em propriedades.

As previsões meteorológicas apontam para a continuação das chuvas esta semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Austrália: Seguros declaram catástrofe face às piores cheias em 60 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião