Economia alemã em queda acentuada no 1.º trimestre, revela o Bundesbank

  • Lusa
  • 22 Março 2021

No boletim mensal de março, publicado esta segunda-feira, o Bundesbank afirma que "a atividade pode voltar a cair acentuadamente, especialmente nos setores de serviços de contacto próximo".

O Bundesbank regista uma queda acentuada na economia alemã no primeiro trimestre, especialmente nos setores dos serviços, onde a atividade desceu devido às medidas de confinamento para travar a pandemia.

No boletim mensal de março, publicado esta segunda-feira, o Bundesbank afirma que “a atividade pode voltar a cair acentuadamente, especialmente nos setores de serviços de contacto próximo”.

O volume de negócios dos retalhistas diminuiu drasticamente em janeiro devido às medidas de contenção e porque o IVA, que o Governo alemão reduziu no ano passado para contrariar o efeito das medidas de contenção sobre a queda do consumo, voltou a aumentar.

“A indústria alemã está a beneficiar de uma procura externa mais dinâmica”, especialmente de países fora da zona euro, embora a produção industrial tenha diminuído um pouco em janeiro, especialmente no setor automóvel devido à escassez de semicondutores, de acordo com o Bundesbank.

A procura por parte dos países da zona euro manteve-se, enquanto a procura interna até diminuiu.

A produção industrial em janeiro estava muito abaixo do nível em que se encontrava no quarto trimestre de 2019, antes do início da pandemia.

O Bundesbank também acredita que o número de empregados em ‘lay off’ terá aumentado um pouco no início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã em queda acentuada no 1.º trimestre, revela o Bundesbank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião