Quedas de mais de 2% do grupo EDP e REN arrastam Lisboa para o vermelho

As quedas de mais de 2% das cotadas ligadas ao setor energético, com a família EDP à cabeça, pressionaram o PSI-20.  Nem os ganhos do BCP e da Galp Energia permitiram escapar às perdas.

A bolsa de Lisboa terminou a sessão em terreno negativo, contrariando os ganhos ligeiros da maioria das praças europeias. Na praça nacional, as quedas de mais de 2% das cotadas ligadas ao setor energético, com a família EDP à cabeça, pressionaram o PSI-20. Nem os ganhos do BCP e da Galp Energia permitiram a Lisboa escapar às perdas.

Na Europa, o Stoxx 600 avançou 0,1%, enquanto o britânico FTSE 100 subiu 0,2% e o espanhol Ibex-35 ganhou 0,6%. Em contrapartida, o alemão DAX desvalorizou 0,4% e o francês CAC-40 manteve-se inalterado, numa altura em que se adensam as preocupações relativamente ao avançar da pandemia pelo Velho Continente e apesar dos dados da atividade da Zona Euro terem revelado um crescimento em março pela primeira vez em seis meses.

Lisboa contrariou os ganhos ligeiros da Europa, com o PSI-20 a fechar abaixo da “linha de água” ao recuar 0,68% para os 4.844,82 pontos, numa sessão em que 10 das 18 cotadas fecharam em terreno negativo, sete no “verde” e uma inalterada. A pressionar o índice de referência nacional estiveram as cotadas ligadas ao setor energético, com o grupo EDP à cabeça. A EDP Renováveis recuou 2,25% para os 17,36 euros por ação, enquanto a “casa-mãe” cedeu 2,43% para os 4,9020 euros. Ao mesmo tempo, a REN caiu 2,88% para os 2,36 euros.

Entre os “pesos-pesados”, a Nos recuou 0,96% para os 3,0960 euros, enquanto a Jerónimo Martins recuou 0,85% para os 13,395 euros.

Em contraciclo, no setor energético, a Galp Energia destacou-se pela positiva, ao valorizar 1,73% para os 10,0650 euros. A petrolífera portuguesa beneficia, assim, da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, avança 5,74% para os 64,28 dólares, ao passo que o WTI está a ganhar 5,78% para os 61,11 dólares, em Nova Iorque.

Nota positiva ainda para os ganhos do BPC e dos CTT. O banco liderado por Miguel Maya ganhou 1,55% para os 11,79 cêntimos, ao passo que a empresa de correios valorizou 1,26% para os 3,22 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quedas de mais de 2% do grupo EDP e REN arrastam Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião