UE encontra 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca escondidas em Itália

Uma inspecção da UE identificou uma reserva de 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca escondidas num armazém em Itália. Alguns meios adiantam que o destino seria o Reino Unido.

A União Europeia (UE) encontrou 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca escondidas em Itália. A descoberta surge devido a uma investigação pedida pela Comissão Europeia que visa controlar a exportação de vacinas para fora dos 27 estados-membros, avança o Financial Times.

O governo italiano disse que a Comissão Europeia pediu no sábado passado para “verificar” alguns lotes de vacinas na fábrica Anagni. “Houve de facto uma inspeção este fim de semana na fábrica Anagni que encontrou doses de 29 milhões de doses da vacina AstraZeneca e o destino dessas doses deve ser clarificado”, disse um oficial francês esta quarta-feira.

Estas vacinas estavam armazenadas em Itália num armazém da empresa Catalent, que opera na área de produção de medicamentos. Esta polémica surge numa altura que Bruxelas prepara-se para endurecer as regras para a exportação de vacinas para fora do bloco europeu.

 

A França e outros estados-membros da UE – cujos programas de vacinação Covid-19 foram menos bem sucedidos que os do Reino Unido e EUA – estão agastados com o facto de fábricas de toda a Europa terem exportado milhões de doses para mercados estrangeiros enquanto a UE não recebeu doses de outros países.

Alguns meios de comunicação, como o jornal italiano La Sampa, adiantam que o destino dessas doses seria o Reino Unido. “A Europa não quer ser um idiota útil em tudo isto”, disse o funcionário francês, insistindo que a UE não estava a visar o Reino Unido, mas sim a tentar assegurar que a AstraZeneca – que reduziu os objetivos de entrega planeados – cumprisse os seus compromissos para com a UE”.

“Não temos interesse ou desejo de ter uma polémica bilateral permanente com o Reino Unido, mas estamos a lidar com os factos”, disse o funcionário. “Milhões de doses foram exportadas para o Reino Unido e nenhuma dose foi exportada na outra direção. A justiça exige que possamos apelar à reciprocidade”, disse o funcionário francês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE encontra 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca escondidas em Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião