5 coisas que vão marcar o dia

Como estão a evoluir os depósitos bancários? BdP divulga dados de fevereiro de 2021. Esta quinta-feira, debate-se a renovação do Estado de Emergência, no Parlamento.

No dia em que o Banco de Portugal divulga os dados dos empréstimos e depósitos relativos a fevereiro, o INE publica a avaliação bancária das casas relativa ao mesmo mês. Esta quinta-feira, dia em que o Parlamento debate a renovação de estado de emergência, entra em vigor o diploma que dita o alargamento do popular lay-off simplificado. E como tem evoluído a execução orçamental? Vão ser revelados os números.

Quanto acumularam as famílias em depósitos?

O Banco de Portugal divulga, esta quinta-feira, os dados dos empréstimos e depósitos relativos a fevereiro de 2021. No primeiro mês do ano, os depósitos bancários de clientes particulares atingiram o valor histórico de 162,8 mil milhões de euros, mais 981,4 milhões de euros do que no mês anterior, sendo que o confinamento poderá fazer aumentar ainda mais o valor acumulado.

Como está a avaliação feita pelos bancos às casas?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta quinta-feira, o inquérito à avaliação bancária na habitação relativo ao segundo mês de 2021. Em janeiro, este valor atingiu um novo recorde: 1.156 euros por metro quadrado, mais 12 euros do que no mês anterior. Em causa está o montante mediano a que os bancos avaliam os imóveis para fins de concessão de crédito à habitação. Desde outubro, que esta avaliação tem vindo a subir.

Como está a evoluir execução orçamental?

A Direção-Geral do Orçamento divulga, esta quinta-feira, a síntese de execução orçamental relativa a fevereiro de 2021. No primeiro mês do ano, as administrações públicas registaram um excedente de 760 milhões de euros em contabilidade pública, menos 44% do que no período homólogo. Isto no mês em que foram implementadas medidas mais restritivas para controlar a pandemia.

Parlamento debate renovação do Estado de Emergência

O Parlamento debate, esta quinta-feira, o pedido de autorização de renovação do Estado de Emergência, numa sessão que deverá durar pouco mais de 50 minutos. Esta terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa, disse partilhar o entendimento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de que o estado de emergência se deve manter enquanto estiver a decorrer o processo a conta-gotas de desconfinamento. Isto porque todos os passos têm de ser dados com segurança, argumento o chefe do Executivo.

Lay-off simplificado passa a estar disponível para mais empresas

Entra em vigor esta quinta-feira, dia 25 de março, o diploma que prolonga o apoio à retoma progressiva, alarga o lay-off simplificado a mais empresas, flexibiliza o acesso ao apoio à redução da atividade, reforça o apoio simplificado às microempresas e relança o incentivo à normalização. No caso do lay-off simplificado, o regime passa a ficar disponível também para os empregadores que estejam em paragem total ou parcial superior a 40%, no mês anterior ao do requerimento, que deve ser feito entre março e abril. Isto desde que essa paragem “resulte da interrupção das cadeias de abastecimento globais, ou da suspensão ou cancelamento de encomendas, nas situações em que mais de metade da faturação no ano anterior tenha sido efetuada a atividades ou setores que estejam atualmente suspensos ou encerrados por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião