AstraZeneca baixa eficácia da vacina para 76% em estudo nos EUA

  • Lusa e ECO
  • 25 Março 2021

Eficácia baixa de 79% para 76%. Os dados foram revistos após peritos indicarem que estavam, possivelmente, desatualizados. Nos maiores de 65 anos vacina é 100% eficaz contra casos graves.

A farmacêutica AstraZeneca baixou, na quarta-feira, a eficácia da sua vacina contra a Covid-19 de 79% para 76%, depois de um estudo atualizado dos Estados Unidos.

Os novos dados, muito semelhantes aos resultados originais, indicaram também 85% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19 entre pessoas com mais de 65 anos e 100% de eficácia contra casos graves da doença ou hospitalizações.

O estudo envolveu 32.449 voluntários nos Estados Unidos, no Chile e no Peru que receberam duas doses da vacina AstraZeneca ou um placebo.

“A análise principal é consistente com a análise intercalar publicada anteriormente e confirma que a vacina Covid-19 é altamente eficaz em adultos, incluindo aqueles com 65 anos de idade ou mais”, declarou o vice-presidente executivo da AstraZeneca, Mene Pangalos. No mesmo comunicado, o responsável reiterou também que a empresa vai pedir às autoridades norte-americanas autorização de emergência para distribuir a vacina nos Estados Unidos.

Na segunda-feira, a AstraZeneca anunciou que a vacina tinha uma eficácia de 79%, o que a Casa Branca considerou encorajador. Contudo, um painel independente de peritos, que aconselham a administração do Presidente Joe Biden, manifestou a preocupação de que os dados utilizados para o estudo estivessem desatualizados.

Segundo a Bloomberg, os resultados anteriores estavam efetivamente desatualizados, com dados apenas até 17 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AstraZeneca baixa eficácia da vacina para 76% em estudo nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião