Allianz compra negócio da Aviva na Polónia por 2,5 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 28 Março 2021

Com a transação, o grupo germânico consolida como 5º maior operador na Polónia em volume de prémios, sendo 2º no ranking Vida. Ao mesmo tempo, reforça liderança na região CEE (Central Eastern Europe).

O grupo Allianz SE acordou a aquisição das operações da Aviva Plc na Polónia. Desembolsando 2,5 mil milhões de euros pela totalidade do negócio, a companhia alemã assumirá o controlo da atividade Vida e não-Vida, além do negócio de pensões e a atividade de gestão de ativos, mais 51% de cada uma das empresas conjuntas (joint ventures) que a seguradora britânica detém na área de bancassurance com o grupo Santander.

De acordo com um comunicado da seguradora alemã que, já em março deste ano, acordou pagar 330 milhões pelos 51% da Aviva SpA (negócio de seguros gerais que a britânica detinha em Itália), a transação no mercado polaco permite à Allianz consolidar como 5º maior operador na Polónia em volume de prémios (2º maior do ranking local no ramo Vida), ao mesmo tempo que reforça a posição de liderança na região CEE (Central Eastern Europe), onde será #2 m termos de lucros operacionais, salienta a companhia alemã em comunicado.

“Combinando a nossa experiência em seguros e forte investimento em inovação tecnológica e digital, os clientes beneficiarão dos nossos produtos inovadores e serviço excecional”, afirmou Oliver Bäte, CEO da da Allianz SE.

Contando que a aquisição obtém as necessárias autorizações dos reguladores num prazo de 12 meses, a Allianz estará em condições de acelerar o crescimento na região Centro e Este da Europa e ganhar escala na Polónia, um mercado de 38 milhões de habitantes e o maior da CEE.

A aquisição do negócio Aviva irá reacender o crescimento na Polónia e produzir um efeito de escala em toda a região CEE”, disse Klaus-Peter Roehler, membro do Conselho de Administração da Allianz SE e responsável de Seguros nos mercados de língua alemã e da Europa Central e Oriental.

Com a aquisição, a Allianz prevê duplicar as suas receitas no mercado polaco, podendo igualmente balancear melhor o seu posicionamento no que concerne ao mix Vida e não Vida. O grupo alemão pretende focar-se no negócio Vida e tirar proveito do potencial dos agentes locais (e da rede de balcões do banco Santander) para melhorar margem operacional.

Com a alienação da Aviva Poland, a companhia britânica completa o programa de desinvestimentos com objetivo de reestruturar o portefólio. Concretizando oito transações, encaixou cerca de 8,8 mil milhões de euros em menos de 12 meses.

Com o plano de desinvestimentos concluído, a companhia liderada por Amanda Blanc vai centrar a atividade operacional nos (seus) três mercados mais fortes (Canadá, Irlanda e Reino Unido), os quais são o foco de respetiva estratégia futura para crescer e liderar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz compra negócio da Aviva na Polónia por 2,5 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião