BRANDS' ECO Podcast PLMJ #14: Legal Finance

  • BRANDS' ECO
  • 29 Março 2021

Narghis Torres, da LexFinance, Joaquim Sherman de Macedo, Duarte Schmidt Lino e António Júdice Moreira, da PLMJ, são os protagonistas do novo episódio do Podcast PLMJ.

Nos últimos anos as empresas têm estado cada vez mais preocupadas com a gestão da sua tesouraria, e o impacto da pandemia de COVID-19 veio tornar essa preocupação uma necessidade ainda maior.

No podcast da PLMJ de hoje vamos falar sobre Legal Finance, um modelo de negócio que procura transformar ativos contingentes em ativos com impacto positivo nos balanços das empresas e que, por este motivo, surge cada vez mais como uma alternativa capaz de evitar o risco, hoje real, de uma situação económica difícil, ou mesmo de insolvência. Isto sem prejudicar a satisfação dos seus credores, pois permite às empresas obter liquidez imediata através da descoberta de legal assets rentáveis.

Mas comecemos pelo início: o que são estes mecanismos de legal finance? Para que se servem? Quais os principais instrumentos disponíveis? Qual o papel dos financiadores e dos advogados? E em que medida pode ser uma oportunidade para todas as empresas, e não apenas as que têm dificuldades?

São perguntas que os convidados de hoje tentam responder. A partir de Lima, no Perú, junta-se a nós Narghis Torres, CEO e fundador da LexFinance, gestor global de ativos focado exclusivamente na transformação de riscos legais em liquidez, tanto na América Latina como na Europa. Da PLMJ, contamos com a participação de Joaquim Sherman de Macedo, sócio e coordenador da área de Resolução de Litígios e Duarte Schmidt Lino, sócio e coordenador da área de Corporate M&A. Também da PLMJ está connosco António Júdice Moreira, advogado da área de Resolução de Litígios.

Acompanhe o episódio #14: Legal Finance

A PLMJ criou um podcast próprio que, além de cobrir questões jurídicas com relevância para as empresas, oferece também a visão de empresários e especialistas sobre os grandes temas da atualidade.

O podcast da PLMJ inclui ainda conversas com os artistas representados na Fundação PLMJ e reflexões com convidados e parceiros sobre alguns dos pilares estratégicos da sociedade: sustentabilidade, impacto social e promoção cultural.

O podcast é atualizado semanalmente e conta já com um conjunto de reflexões que acompanham os últimos desenvolvimentos legislativos no contexto da pandemia e analisam tendências setoriais. Reveja os episódios anteriores do Podcast PLMJ.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Podcast PLMJ #14: Legal Finance

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião