Há 19 concelhos em risco de não avançar no desconfinamento daqui a 15 dias, avisa Costa

O primeiro-ministro anunciou que o país vai continuar a desconfinar, mas avisou que se pode voltar atrás, especialmente nos concelhos que estão agora em risco.

Em conferência após o Conselho de Ministros, António Costa indicou que vamos avançar no desconfinamento, mas voltou a avisar que o país ainda pode voltar atrás no desconfinamento, ideia que tem vindo a sublinhar nas últimas semanas. Apelou ainda a que as regras fossem cumpridas, especialmente na Páscoa. A hipótese de andar para trás é mais provável em 19 municípios do país.

“Como anunciámos há quinze dias esta situação deve ter em conta a situação diferenciada no conjunto do país. Devemos ter em conta que se em duas avaliações sucessivas os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, não devem avançar as medidas de desconfinamento”, afirmou o primeiro-ministro, referindo-se concretamente a 19 concelhos. Além destes, também os concelhos próximos poderão ter medidas adicionais.

Os 19 municípios em causa são: Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos, Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Penela, Soure, Vila do Bispo, Vimioso, Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior.

Para conter a pandemia nestes concelhos, Costa pediu aos autarcas que fizessem um esforço adicional para que daqui a duas semanas não terem um travão no desconfinamento.

Além do mais, António Costa apelou à população que cumprisse as regras na Páscoa. “Devemos evitar os convívios sem ser com quem coabitamos. O tradicional almoço de Páscoa deve ser evitado”, alertou.

Ainda na quarta-feira ao final do dia, o governante tinha avisado que as escolas podiam voltar a encerrar. “Estamos numa fase muito inicial do ano. Infelizmente, a pandemia pode agravar-se. A batalha contra a pandemia ainda não está ganha. Podemos ter de recuar e encerrar as escolas“, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 19 concelhos em risco de não avançar no desconfinamento daqui a 15 dias, avisa Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião