Mais de 29 mil empresas começam a pagar juros dos empréstimos a partir de hoje

Moratórias privadas da casa acabaram, mas o dia 1 de abril também trouxe mudanças para as empresas. Mais de 29 mil retomam a partir de hoje o pagamento dos juros.

Terminaram esta quarta-feira as moratórias privadas para o crédito da casa, mas esta não é a única alteração que se deu com a entrada do mês de abril. Também há mudanças importantes para os créditos empresariais que se encontram abrangidos pela moratória pública. Mais de 29 mil empresas terão de retomar a partir de hoje o pagamento dos juros dos seus empréstimos.

A partir desta quinta-feira, dia 1 de abril, os clientes empresariais vão começar a pagar os juros dos seus empréstimos — caso não esteja a pagar a prestação por inteiro –, salvo estas exceções: as empresas dos setores em maior dificuldade, como o alojamento e restauração, transportes e comércio, que mantêm a carência de capital e juros até final das suas moratórias.

Ao todo, mais de 54 mil empresas tinham pelo menos uma moratória, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, sendo que 24,8 mil exercem atividade nos setores considerados “vulneráveis” e que, por causa disso, vão manter a isenção de capital e juros até ao fim das suas moratórias.

Ou seja, isto significa que acabou a moratória pública dos juros para cerca de 29,3 mil empresas.

Segundo o Banco de Portugal, os empréstimos em moratória ascendiam a mais de 45,6 mil milhões de euros no final de janeiro, sendo que 24,4 mil milhões eram moratórias de empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 29 mil empresas começam a pagar juros dos empréstimos a partir de hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião