Portugal quer até 4,25 mil milhões em dívida de curto prazo

O IGCP vai recorrer a leilões de dívida de longo prazo para obter financiamento, mas também a operações de curto prazo. Conta emitir até 4,25 mil milhões em bilhetes do Tesouro neste trimestre.

Portugal vai regressar em breve aos mercados para se financiar. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai recorrer a emissões de obrigações do Tesouro, mas também a bilhetes. Em dívida de curto prazo conta obter até 4,25 mil milhões de euros neste segundo trimestre do ano.

“O IGCP prevê emissões de obrigações do Tesouro através da combinação de sindicatos e leilões”, sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão. Estes leilões serão “realizados à 2.ª ou 4.ª quartas-feiras de cada mês”, nota o IGCP.

Além dessas operações, em que Portugal tem beneficiado de juros muito baixos, à boleia da “bazuca” do Banco Central Europeu, pretende manter operações de financiamento de curto prazo regulares, nas quais tem alcançado sucessivamente taxas negativas.

A primeira operação com bilhetes do Tesouro vai ter lugar a 21 de abril, com um leilão a três e 11 meses com o qual pretende encaixar até 1.250 milhões de euros, estando agendado outro idêntico para junho, com o mesmo valor indicativo.

Em maio, o IGCP conta realizar um leilão a seis e 12 meses, com o lançamento de novas linhas para estas maturidades, sendo que neste caso o montante máximo a emitir será até 1.750 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer até 4,25 mil milhões em dívida de curto prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião