Há mais seis mortes e 159 infetados com Covid-19. Rt chega a 1 no continente

  • ECO
  • 5 Abril 2021

Nas últimas 24 horas foram identificados 159 novos casos de coronavírus. O Rt no continente está em 1, mas a incidência do vírus está em torno dos 60 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 159 novos casos de infeção por coronavírus, elevando para 823.494 o número de infetados desde o início da pandemia. Morreram seis pessoas nas últimas 24 horas, elevando para 16.885 o número total de vítimas mortais.

A região de Lisboa e Vale do Tejo concentrou a maioria das novas infeções registadas nas últimas 24 horas. Dos 159 novos casos registados nas últimas 24 horas, 65 foram nesta região: 41% do total do país.

Do número total de infetados, a esmagadora maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que 536 (+19) estão internados em unidades hospitalares, dos quais 112 (-5) nos cuidados intensivos. Há mais de 15 mil pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

O número de recuperados está atualmente nos 780.643, mais 328 pessoas face ao balanço anterior. Portugal regista ainda 25.966 casos ativos de infeção.

Boletim epidemiológico de 5 de abril

Rt acelera. Está em 1 no continente

Os dados da DGS mostram que, à luz dos dados mais recentes, o valor do Rt está nos 0,98 a nível nacional, tendo subido para 1 no continente, o que significa que cada pessoa infetada contagia, em média, uma pessoa.

No caso de Portugal Continental, o Rt está a ultrapassar o limite que é definido na “bússula” do desconfinamento, isto no dia em que o país dá mais um passo na reabertura.

Relativamente à incidência da doença, os valores continuam a diminuir: a média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias em Portugal é 62,8. No continente, o valor é ainda mais reduzido (60,9 casos por 100 mil habitantes). Portugal continua, como um todo, a apresentar uma situação epidemiológica favorável, apesar de alguns concelhos estarem já na zona laranja. São 26 os que estão nesta situação.

(Notícia atualizada às 14h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais seis mortes e 159 infetados com Covid-19. Rt chega a 1 no continente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião