Ikea contrata diretor criativo global pela primeira vez

Linus Karlsson ficará encarregue de fazer a ponte entre a liderança criativa e o desenvolvimento de produtos, o marketing e a comunicação. 

A criatividade não tem faltado à empresa sueca, mas só agora é que a Ikea decidiu criar o cargo de diretor criativo global, “chief creative officer for range and marketing and communication”, em inglês. Linus Karlsson fará a ponte entre a liderança criativa e o desenvolvimento de produtos, o marketing e a comunicação.

De acordo com a Fast Company (acesso livre, conteúdo em inglês), o objetivo da empresa ao criar esta nova função é conectar áreas do negócio que, até agora, têm estado desconectadas. O grande desafio, agora, é acompanhar outras empresas concorrentes como é o caso da Amazon, Walmart e Target na forma como utilizam a tecnologia e, em especial, o comércio eletrónico.

Para assumir o cargo, a Ikea contratou Linus Karlsson, que desempenhou funções de diretor criativo nas agências de publicidade Crispin Porter Bogusky e McCann Worldgroup. Além disso, o sueco cofundou a agência independente Mother New York, bem como a loja de tecnologia Ming Utility and Entertainment Group.

Recorde-se que, apesar de a pandemia ter trocado as voltas à generalidade das empresas, a Ikea Portugal viu as vendas online triplicarem no ano fiscal que terminou em agosto. Ainda que as vendas totais tenham caído 8,2% face ao ano fiscal anterior, a empresa considera que 2020 foi um “ano atípico”, mas que permitiu gerar resultados satisfatórios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ikea contrata diretor criativo global pela primeira vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião