5 coisas que vão marcar o dia

O FMI vai antecipar a evolução do défice e da dívida de Portugal, no mesmo dia em que arranca o julgamento do recurso da KPMG à coima aplicada pela CMVM.

No dia em que o FMI antecipa a evolução do défice e da dívida de Portugal, o IGCP avança com uma nova emissão de dívida sindicada. Esta quarta-feira, destaque ainda para a Conferência sobre hidrogénio no Conselho da União Europeia e para o início do julgamento do recurso da KPMG à coima aplicada pela CMVM.

FMI antecipa evolução do défice e da dívida de Portugal

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai publicar esta quarta-feira o Fiscal Monitor, um relatório divulgado duas vezes por ano que analisa os últimos desenvolvimentos das finanças públicas e cria projeções a médio prazo para a economia. Neste documento, o FMI vai projetar a evolução do défice e da dívida pública portuguesa para 2021. Ontem, a instituição antecipou que a economia nacional vai crescer 3,9% este ano.

Portugal avança com nova emissão de dívida sindicada

Portugal volta esta quarta-feira a fazer uma emissão de dívida com recurso a um sindicato bancário, a segunda deste ano. Já mandatou instituições financeiras nacionais e internacionais para colocar títulos com maturidade em 2031, ou seja com uma maturidade de 10 anos. Esta emissão permitirá à instituição liderada por Cristina Casalinho passar a ter uma nova linha de referência a 10 anos.

Conferência sobre hidrogénio no Conselho da União Europeia

Vai decorrer esta quarta-feira a Conferência de Alto Nível sobre hidrogénio no âmbito da Presidência do Conselho da União Europeia. O evento conta com a participação do ministro do Ambiente e de vários secretários de Estado e ministros da Energia de outros países. A conferência vai decorrer no Centro Cultural de Belém, mas pode ser assistida online a partir das 9h.

Início do julgamento do recurso da KPMG à coima aplicada pela CMVM

Começa esta quarta-feira o julgamento do recurso apresentado pela KPMG à coima aplicada pela CMVM no âmbito do caso Banco Espírito Santo (BES). A consultora foi multada em um milhão de euros pelo regulador, que acusa, entre outras coisas, a KPMG de falhas na auditoria feita ao banco. A coima foi anunciada em outubro de 2020, tendo desde logo a consultora refutado estas acusações, afirmando ser uma condenação “injusta e insuportável”.

Eurostat revela esperança média de vida em 2020

O Eurostat vai publicar esta quarta-feira estatísticas sobre a esperança média de vida na União Europeia em 2020, um ano marcado pela pandemia e que provocou milhões de mortes em todo o mundo. Em 2019, a esperança média de vida no bloco comunitário foi de 81,3 anos, enquanto em Portugal se fixou em 81,9 anos, acima da média europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião