Bolsas norte-americanas abrem divididas. Subida das yields penalizam tecnológicas

Os príncipais índices norte-americanos abriram divididos, com o Dow Jones a subir ligeiramente e o S&P 500 e o Nasdaq a serem penalizados pela subida das yields norte-americanas. 

As bolsas norte-americanas flutuam entre ganhos e perdas, com o Dow Jones a subir ligeiramente e o S&P 500 e o Nasdaq a serem penalizados pela subida das yields norte-americanas.

Na quinta-feira, o presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed) veio garantir que o banco central não tenciona alterar a política monetária atual e que tem os instrumentos necessários para reagir caso a inflação avance para “para níveis acima dos quais estamos confortáveis”. Ao mesmo tempo, Jerome Powell explicou que as pressões associadas à inflação são temporárias e estão relacionadas com as estimativas acima do esperado relativamente à recuperação económica.

Segundo os analistas do Deutsche Bank, citados pela Reuters, as declarações do presidente da Fed vieram trazer “uma nova segurança aos investidores que tinham começado a temer uma subida das taxas de juro no preço dos mercados“.

Contudo, os novos dados económicos alinham com as expectativas do aumento da inflação. Nesta sessão, os investidores digerem os dados sobre o índice de preços no produtor referentes a março, que aumentaram mais do que o esperado. Os dados revelados esta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho norte-americano indicam que o índice de preços ao produtor atingiu os 1% no mês passado, depois de aumentar 0,5% em fevereiro. No acumulado de 12 meses, este indicador atingiu os 4,2%, tratando-se do maior aumento desde setembro de 2011, segundo a Reuters.

Estes dados poderão mexer com as expectativas da evolução da inflação e, consequentemente, das yields de obrigações ao Tesouro norte-americanas As yields das obrigações norte-americanas a 10 anos subiram para 1,68%.

Perante este cenário, o índice de referência S&P 500 perde 0,02% para 4.096,54 pontos, depois de ter batido máximo na sessão anterior, enquanto o tecnológico Nasdaq cai 0,28% para 13.791,13 pontos. Em contrapartida, o industrial Dow Jones ganha 0,19% para 33.567,94 pontos.

Nesta sessão, as cotadas ligadas à tecnologia estão entre as mais penalizadas, na sequência da subida dos juros das obrigações do Tesouro dos EUA. A título de exemplo, a Apple perde 0,15% para os 130,17 dólares, a Alphabet, dona da Google, cede 0,18% para os 2.246,36 dólares, já a Netflix recua 0,61% para 551,19 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas norte-americanas abrem divididas. Subida das yields penalizam tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião