Nas notícias lá fora: PRR espanhol, BEI e viagens de negócios

  • ECO
  • 13 Abril 2021

O PRR espanhol vai financiar reabilitação de habitações até 100%. O BEI estuda usar blockchain para emitir dívida digital e o futuro das viagens de trabalho está em dúvida.

Em Espanha, o Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência prevê apoios à reabilitação urbana que podem chegar a 100% do valor total gasto. Destaque também para o o BEI, que quer usar a tecnologia blockchain para emitir “obrigações digitais” em euros, enquanto a indústria da aviação tem dúvidas de que as viagens de negócios regressem aos níveis pré-pandemia.

El País

Estado espanhol financia até 100% a reabilitação de habitações

O Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência espanhol, vai incluir ajudas à reabilitação de habitações para as quais os proprietários obterão entre 35% e 100% do custo de obras de melhoria de edifícios. São cerca de 5.800 milhões alocados para diferentes programas de reabilitação e a aposta na eficiência energética. 70% deste valor irá para a habitação e os restantes 30% destinam-se a reabilitar edifícios públicos e será distribuído pela Administração Geral do Estado, câmaras municipais e comunidades autónomas. O plano será apresentado na quarta-feira por Pedro Sánchez ao Congresso.

Leia a notícia completa no El País (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

Financial Times

Viagens de negócios de longo curso podem nunca mais recuperar

O presidente executivo da Virgin Atlantic alertou para a redução a longo prazo das viagens de negócios assim que a pandemia termine e as pessoas possam mover-se livremente novamente. A companhia prevê que estas viagens reduzam cerca de 20% nos próximos dois anos em comparação com aos níveis pré-pandemia. “As viagens de negócios voltarão da mesma forma? Não, não acredito. Mas acho que haverá um regresso às viagens de negócios? Com certeza”, disse Shai Weiss.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Bloomberg

BEI estuda usar blockchain para emitir “dívida digital”

Longe vão os tempos das obrigações em papel com vários cupões que representavam os juros. Mas se o sistema financeiro já é bastante digital, o Banco Europeu de Investimento quer dar mais um passo em frente e quer usar a tecnologia blockchain para emitir “obrigações digitais” em euros. Como tal, contratou o Goldman Sachs, Santander e Société Générale para explorar formas de levar esta ideia avante. A blockchain é uma tecnologia de criptografia que ganhou popularidade com o crescimento das criptomoedas, estando na base do funcionamento destas.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Guardian

Fundadores da Google no grupo exclusivo das fortunas de 100 mil milhões de dólares

Os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, juntaram-se ao clube das maiores fortunas onde só se pode “entrar” com mais de 100 mil milhões de dólares. Page viu a sua fortuna aumentar em mais de 20 mil milhões em 2021, até ao momento, chegando aos 103 mil milhões de dólares. Já Brin, que também viu beneficiou de um aumento de mais de 20 mil milhões no valor da sua participaçãona Alphabet (dona da Google), chegou aos 100,2 mil milhões.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Grupo Ant será supervisionado pelo banco central chinês

A fintech chinesa Ant pediu para ser considerada uma holding financeira, passando a ter de respeitar regras semelhantes às dos bancos mais tradicionais. Além disso, a empresa passará a estar sob uma supervisão mais apertada do banco central chinês, o que está a ser interpretado como uma “vénia” do multimilionário Jack Ma, dono da empresa, perante o regime comunista chinês. A empresa comprometeu-se ainda a implementar um “plano de retificação”, naquela que será mais uma consequência das críticas recentes de Ma à regulamentação apertada na China, que não caíram nada bem em Pequim.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: PRR espanhol, BEI e viagens de negócios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião