5 coisas que vão marcar o dia

EDP e Pharol realizam assembleias gerais de acionistas, enquanto as operadoras têm até hoje para se pronunciar sobre a mudança às regras do leilão de 5G.

Há assembleias gerais para os acionistas da EDP e da Pharol, no dia em que os trabalhadores dos CTT vão negociar aumentos salariais com a administração da empresa. Estão ainda marcados para esta quarta-feira a divulgação de dados da atividade turística portuguesa em fevereiro e a reapreciação no Parlamento do decreto que agiliza a contratação pública. Termina também o prazo para operadoras reagirem à mudança de regras do leilão do 5G.

Acionistas da EDP em reunião anual

A EDP realiza esta quarta-feira a assembleia geral de acionistas anual, na qual irá aprovar contas e a aplicação dos resultados. A elétrica liderada por Miguel Stilwell d’Andrade fechou o ano de 2020 com lucros de 801 milhões de euros (um aumento de 56% face ao ano anterior) e propôs dar quase tudo — 755 milhões de euros — na remuneração dos acionistas, através de um dividendo de 19 cêntimos por ação. Da mesma forma, também a Pharol tem marcada a assembleia-geral anual de acionistas.

CTT negoceia aumentos salariais

Os CTT e os trabalhadores não se entendem sobre as remunerações. Têm decorrido negociações relativas às atualizações salariais em 2021, sendo que o sindicato pede um aumento para oito euros por hora para todos os trabalhadores, salvo nas situações em que, por via do aumento do Salário Mínimo Nacional de 2021, as retribuições base já tenham beneficiado dos respetivos ajustamentos. Pede ainda atualizações das diuturnidades, subsídio de refeição, horário descontinuado e subsídio de condução.

Atividade turística reage ao segundo confinamento

Em termos de dados económicos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga dados da atividade turística em Portugal relativos a fevereiro. O número de hóspedes e de dormidas afundou 78% e os estabelecimentos de alojamento registaram proveitos totais de 33 milhões de euros, em janeiro, quando houve confinamento em parte do mês pelo que os novos dados irão permitir continuar a perceber o impacto das restrições.

Fim do prazo para operadoras reagirem à mudança de regras do leilão do 5G

A Anacom quer dar início a um procedimento de alteração do regulamento do leilão do 5G, para acelerar o fim da venda das licenças. Entre as mudanças admitidas está o aumento do número diário de rondas de licitação e, “se necessário”, aumentar o valor mínimo que as empresas podem licitar pelas frequências. As operadoras têm esta quinta-feira para se pronunciar, sendo que a Vodafone Portugal manifestou “perplexidade” e a Nos pede a “demissão” da Anacom por considerar que mudar leilão do 5G seria “ilegal”.

Parlamento reaprecia o decreto que agiliza contratação pública

O PS vai apresentar esta quarta-feira, no Parlamento, alterações ao decreto do regime especial de contratação pública. A nova versão do diploma procura responder às exigências de controlo da legalidade que estiveram na origem do veto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Os socialistas explicaram, à Lusa, que as condições de controlo por parte do Tribunal de Contas são ampliadas, as incompatibilidades reforçadas e as multas por ilegalidade duplicadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião