Biden anuncia novas sanções contra Moscovo

Administração norte-americana impôs uma nova ronda de sanções contra a Rússia, tendo expulsado dez diplomatas do país, por causa da interferência nas eleições do ano passado e de ciberataques.

A Administração Biden anunciou uma ronda de novas sanções contra Moscovo, incluindo a expulsão de dez diplomatas, em resposta à suposta interferência nas eleições americanas de 2020 e dos ataques cibernéticos perpetrados pelo país.

“O Escritório de Controlo de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA tomou uma ação abrangente contra 16 entidades e 16 indivíduos que tentaram influenciar a eleição presidencial dos EUA de 2020 sob a direção da liderança do Governo russo”, declarou o Tesouro americano em comunicado divulgado esta quinta-feira.

Esta é a primeira resposta de retaliação de Washington contra o Kremlin após o ciberataque do ano passado que ficou conhecido como SolarWinds e no qual hackers russos terão infetado softwares com códigos maliciosos e que permitiu o acesso a redes de pelo menos nove agências americanas. As autoridades dos EUA acreditam que se tratou de uma operação de recolha de informação secreta do Governo.

Além desse ataque, a Casa Branca alegou no mês passado que o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou operações no sentido de ajudar Donald Trump a ser reeleito, embora sem evidências de que a Rússia ou qualquer pessoa tenha manipulado o resultado das eleições que deram a vitória a Biden.

As sanções vêm aumentar o clima de tensão entre Washington e Moscovo, e surgem depois de novo telefonema de Joe Biden a Vladimir Putin numa tentativa de baixar a escalada militar russa junto da fronteira com a Ucrânia.

(Notícia atualizada às 14h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden anuncia novas sanções contra Moscovo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião