Wall Street em máximos com bons resultados da banca

Wall Street abriu no verde, com o S&P 500 e o Dow Jones em máximos. Isto no dia em que o Morgan Stanley apresentou os seus resultados trimestrais, anunciando um forte crescimento do seu lucro.

Os mercados norte-americanos arrancaram a última sessão da semana em acima da linha de água, com o S&P 500 e o Dow Jones a atingirem níveis recorde. O sentimento em Wall Street é de otimismo face aos resultados trimestrais animadores apresentados pelos principais bancos norte-americanos — esta sexta-feira foi a vez do Morgan Stanley dar a conhecer os seus números –, bem como aos bons dados económicos (retalho e desemprego) divulgados recentemente.

O índice de referência nos mercados dos Estados Unidos, o S&P 500, arrancou a valorizar 0,09% para 4.174,14 pontos. Também no verde, o industrial Dow Jones avança 0,07% para 34.058.16 pontos e o tecnológico Nasdaq sobe 0,14% para 14.059,11 pontos.

Os investidores estão, assim, otimistas, face aos bons dados económicos apresentados recentemente — as vendas a retalho registaram uma forte recuperação em março e o desemprego está a evoluir favoravelmente — e à garantia deixada pela Reserva Federal dos Estados Unidos de que irá manter as taxas de juro baixas apesar do agravamento da inflação.

A dar alento aos mercados estão também os resultados trimestrais apresentados pelos principais bancos dos Estados Unidos. Esta sexta-feira foi a vez do Morgan Stanley, cujos lucros cresceram 150%, entre janeiro e março, acima das previsões. Ainda assim, os títulos deste banco estão a recuar 1,17% para 79,92 dólares, com a subida dos lucros a ser ofuscada pela perda de quase mil milhões de dólares com o colapso do fundo Archegos.

Ao longo desta semana também o JPMorgan, o Goldman Sachs e o Bank of America apresentaram resultados animadores, contribuindo para a expectativa de uma recuperação forte da economia. “Até agora, o setor financeiro apresentou receitas muito fortes e isso pode ser fundamental para esta época de resultados”, sublinha Peter Cardillo, economista na Spartan Capital Securities, citado pela Reuters. O especialista salienta que há entusiasmo nos mercados.

Na tecnologia, os títulos da Apple desvalorizam 0,86% para 133,35 dólares, os da Amazon caem 0,65% para 3.357,07 dólares, os da Tesla recuam 1,74% para os 725,97 dólares e os da Microsoft descem para 258,25 dólares. O dia é, portanto, de perdas para as cotadas que mais têm “beneficiado” com a crise pandémica. As taxas de juro das obrigações do Tesouro dos EUA a dez anos estão a subir, pressionando as cotadas tecnológicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em máximos com bons resultados da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião