Oito em cada 100 automóveis circulam sem seguro em Espanha

  • ECO Seguros
  • 21 Abril 2021

Perto de 2,7 milhões de veículos automóveis circulam sem seguro em Espanha, fenómeno com maior incidência em zonas mais turísticas do país e explicado por desconhecimento da obrigatoriedade do seguro.

O parque automóvel de Espanha totalizava 32,05 milhões de veículos segurados no final do primeiro trimestre de 2021, mais de cinco vezes o indicador comparável em Portugal e a representar um incremento de 0,76% face a igual período de 2020.

Em variação absoluta, o volume médio de veículos em circulação nas estradas espanholas cresceu em 240,5 mil unidades de um ano para o outro, revelam números divulgados pela associação espanhola de seguradoras (Unespa) com base no Fichero Informativo de Vehículos Asegurados (FIVA).

O registo FIVA abrange dados de todos os veículos segurados em Espanha, quer se trate de ligeiros de passageiros (turismos), ciclomotores, motociclos, comerciais, pesados de passageiros e pesados de mercadorias. Dado que o seguro de responsabilidade civil automóvel é obrigatório em Espanha, os dados do FIVA oferecem uma imagem fiel sobre a evolução do parque automobilístico no país, explica o comunicado da associação setorial.

2,65 milhões de veículos zombies. Idade média da frota ultrapassa 12 anos

Por seu lado, a Línea Directa – líder no seguro direto em Espanha – divulgou um relatório indicando a existência de 2,65 milhões de veículos zombies. Um número alarmante qualifica a seguradora na apresentação do estudo ‘Vehículos “zombies”: Los coches sin seguro en España. Problemática y accidentalidad (2010-2019)’.

De acordo com análise do fenómeno de veículos sem seguro na última década, 7,7% do parque automóvel não está segurado, tendo-se verificado um aumento anual de 16% no número de veículos sem seguro em Espanha, segundo a mesma fonte.

Advertindo que os proprietários de veículos sem seguro arriscam multas de até 3000 euros, além de serem obrigados a pagar por todos os danos materiais e e corporais causados num acidente de trânsito, o estudo refere que, na última década, registaram-se mais de 300 mil acidentes envolvendo veículos zombies e que, por ano, são aplicadas perto de 130 mil multas a automobilistas apanhados sem seguro.

As regiões de Espanha com maior incidência de veículos sem seguro são as Canárias, Baleares e Catalunha, enquanto Aragão, La Rioja e Castilha são as comunidades que mais seguram.

O relatório refere ainda que, entre os motivos que podem explicar o fenómeno da condução sem seguro, sobressaem aspetos como envelhecimento do parque automóvel (com idade média de 12,3 anos) e o desconhecimento da obrigatoriedade do seguro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oito em cada 100 automóveis circulam sem seguro em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião