5 coisas que vão marcar o dia

DGO revela execução orçamental e Galp apresenta contas do arranque do ano. Está também prevista a publicação de estatísticas sobre a avaliação bancária da habitação e sobre os preços do gás e da luz.

Nesta segunda-feira será conhecida a execução orçamental, bem como os resultados da Galp para o primeiro trimestre de 2021. No dia em que o Eurostat publica dados sobre os preços do gás e da eletricidade pagos pelas famílias, o INE divulga em que patamar se encontra a avaliação bancária da habitação, que tem vindo a aumentar. Além do mais, o julgamento do processo Tancos continua.

DGO revela execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental até março deste ano. Contudo, o Ministério das Finanças já adiantou alguns números desta síntese de execução orçamental, nomeadamente que a despesa das medidas extraordinárias da Segurança Social atingiu os 804,9 milhões de euros no primeiro trimestre, mais do que o previsto para o ano todo. De recordar que, a partir de 15 de janeiro, o país entrou no segundo confinamento tendo regressado diversos apoios para as empresas e trabalhadores, como o lay-off simplificado.

Avaliação das casas continua a aumentar?

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta segunda-feira os resultados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação referente ao mês de março deste ano. A avaliação por parte da banca tem vindo a atingir recordes, sendo que em fevereiro chegou aos 1.174 euros por metro quadrado, mais quatro euros do que em janeiro. Em causa está o montante mediano a que os bancos avaliam os imóveis para fins de concessão de crédito à habitação.

Galp revela contas do arranque do ano

A Galp apresenta esta amanhã, antes da abertura dos mercados, os resultados do primeiro trimestre de 2021. O ano de 2020 foi duro para a petrolífera que viu prejuízos de 42 milhões de euros, depois de em 2019 ter tido lucros de mais de 500 milhões de euros. Os resultados refletiram os desafios impostos pela pandemia e obrigaram a empresa a ajustar os seus objetivos para o presente ano.

Quanto custa a eletricidade e o gás na Europa?

Esta segunda-feira será divulgado, pelo Eurostat, as estatísticas referentes aos preços do gás e da eletricidade pagos pelas famílias no segundo semestre de 2020. No primeiro semestre de 2020 houve uma descida generalizada dos preços da eletricidade na maior parte da União Europeia, inclusive em Portugal e estabilização dos preços do gás. Em Portugal, os preços da eletricidade, com impostos e taxas situaram-se na primeira metade do ano nos 21,2 euros por 100kWh, ligeiramente abaixo de 2019.

Prossegue julgamento do processo Tancos

O processo de Tancos conta com 23 acusados, incluindo o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o ex-diretor nacional da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira, o ex-porta-voz da PJM, Vasco Brazão, e o ex-fuzileiro, João Paulino, que segundo o Ministério Público foi o mentor do furto. Os acusados respondem por um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião