EDP passa cheque de 753,5 milhões de euros aos acionistas

Após aumento de capital, elétrica vai distribuir o montante mais elevado de sempre em dividendos. Não há, ainda assim, alterações no valor por ação, que se mantém nos 0,19 euros.

Os acionistas da EDP começam a receber esta segunda-feira 753,5 milhões de euros em dividendos. Apesar de o valor por ação se manter em 0,19 euros (pelo quinto ano consecutivo), o cheque total é o mais elevado de sempre para a elétrica devido ao aumento de capital realizado este ano.

A elétrica liderada por Miguel Stilwell d’Andrade fechou 2020 com lucros de 801 milhões de euros. Foi um aumento de 56% face ao ano anterior, apesar de a crise pandémica de Covid-19 ter gerado um impacto negativo de 100 milhões de euros, a que acrescem outro tanto causado pelo encerramento antecipado da central a carvão de Sines, da provisão relativa à devolução de alegada sobrecompensação das centrais CMEC no mercado de serviços de sistema e ao pagamento da CESE, entre outros fatores.

A gestão decidiu propor que a quase totalidade desses 801 milhões de euros de lucros fosse entregue aos acionistas em dividendos. A proposta foi aprovada na Assembleia Geral de Acionistas a 14 de abril e a remuneração começa esta segunda-feira a ser paga (sujeita a retenção na fonte entre 28% e 25%).

Remuneração por ação não muda há cinco anos

Fonte: relatórios anuais da EDP

Desde 2016 que a EDP paga 0,19 euros por ação a cada acionista, mas o cheque aumenta este ano pois a empresa registou, em agosto do ano passado, um aumento de capital. As quase 310 milhões de novas ações (para 3.965.681.012) representam um total de aproximadamente 8,45% do capital social.

Apesar de o maior acionista, a China Three Gorges, ter acompanhado a operação de aumento de capital, decidiu posteriormente desinvestir na elétrica portuguesa. A posição acionista foi assim reduzida para 19,03%, o que lhe confere 143,4 milhões de euros em dividendos. Pelo segundo ano seguido, os chineses veem o cheque ser reduzido. Desde que entrou no capital da EDP, em outubro de 2011, o maior acionista já recebeu quase 1,5 mil milhões de euros em dividendos.

Além da China Three Gorges há outros seis acionistas com participações qualificadas (superiores a 2% do capital). O segundo é a espanhola Oppidum Capital, com 7,2% do capital, que vai encaixar 54,2 milhões, enquanto a BlackRock recebe 43 milhões e o Norges Bank 23,5 milhões. Já os pequenos acionistas que detêm mais de 2,3 mil milhões ações (57,97% do capital), que transacionam na bolsa de Lisboa, irão receber, na totalidade, 436.803.848,18 euros.

Dividendos a receber pelos maiores acionistas

Fonte: relatórios anuais da EDP

Estes são os primeiros dividendos a serem distribuídos pelo novo CEO Miguel Stilwell d’Andrade, que manteve a estratégia do antecessor António Mexia no que diz respeito ao dividendo mínimo. O gestor apresentou uma nova estratégia para o período entre 2021 e 2025, na qual diz esperar um aumento dos lucros de 8% ao ano para mil milhões em 2023 e 1,2 mil milhões em 2025. O EBITDA poderá crescer 6% para 4,7 mil milhões de euros.

Destes lucros, a empresa antecipa distribuir entre 75% e 85% em dividendos aos acionistas (num mínimo de 0,19 euros por ação). Mas Stilwell admitiu em fevereiro que, dependendo do desempenho do resultado líquido, poderá vir a aumentar o dividendo. “O nosso forte compromisso tem sido com esse mínimo. Não queremos dar números específicos, mas divulgámos qual é o rácio de payout, mas há um mínimo e podemos considerar um aumento no futuro”, sublinhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP passa cheque de 753,5 milhões de euros aos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião