Rui Rio critica alegada “inação” da GNR em agressão a jornalista da TVI

  • Lusa
  • 27 Abril 2021

“Se o relato da TVI é rigoroso, então, a inação dos elementos da GNR é intolerável”, refere Rui Rio, na sua conta de Twitter.

O presidente do PSD considerou “intolerável” a alegada “inação dos elementos da GNR” durante a agressão a um repórter de imagem da TVI, na segunda-feira, considerando que deveria haver um processo de averiguações.

“Se o relato da TVI é rigoroso, então, a inação dos elementos da GNR é intolerável”, escreveu Rui Rio na rede social Twitter, ao início da noite desta terça-feira.

O ‘tweet’ é acompanhado de um link para uma notícia da TVI24, que dá conta de que a GNR esclareceu “a posição do guarda sobre as agressões” ao repórter de imagem daquele órgão de comunicação social, no recinto do Moreirense, depois do final do jogo com o FC Porto.

De acordo com a TVI, a GNR explicou que o militar a quem o jornalista pediu ajuda “não presenciou as agressões”, mas “rapidamente” tentou “acalmar os ânimos”.

A publicação do dirigente social-democrata no Twitter acrescenta que “ver um bandalho a agredir um cidadão e não interferir de imediato para o evitar – agravado com o facto de se tratar de um crime público – exige um processo de averiguações”.

O Ministério Público vai abrir um inquérito à agressão a um repórter de imagem da TVI, ocorrida depois do jogo entre o Moreirensee e o FC Porto, confirmou hoje à Lusa fonte oficial da PGR.

Na segunda-feira, depois do encontro da 29.ª jornada do campeonato, que terminou empatado 1-1, um jornalista foi agredido nas imediações do estádio do Moreirense, em Moreira de Cónegos, de acordo com imagens transmitidas pelo próprio canal de televisão.

Além da TVI, várias entidades, como a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jornalistas (SJ), a Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), a Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), juntamente com os clubes Sporting e Benfica, repudiaram a agressão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio critica alegada “inação” da GNR em agressão a jornalista da TVI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião