BioNTech espera ter vacina para crianças entre os 12 e os 15 anos na Europa já em junho

  • ECO
  • 29 Abril 2021

A atual vacina já é indicada para maiores de 16, ainda que vários países estejam só a adminsitrar aos maiores de 18. CEO da empresa alemã espera que vacina para todas as crianças chegue em setembro.

O CEO da BioNTech, empresa que, em conjunto com a Pfizer, produz uma das vacinas contra a Covid-19, disse, ao Der Spiegel, que espera ver a vacina disponível para jovens entre os 12 e os 15 anos a partir de junho na Europa. Acredita ainda ter vacina disponível para todas as crianças a partir dos seis meses já em setembro.

Ugur Sahin, disse ao jornal alemão que a vacina estava “nas fases finais” de preparar a proposta para aprovação na Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês). A avaliação dos dados do ensaio “leva de quatro a seis semanas em média”, acrescentou o CEO da empresa alemã.

Sendo que, na Europa o objetivo é ter 70% dos adultos vacinados ainda antes do final do verão, esta vacina poderia ajudar a vacinar também as crianças mais jovens antes do ano letivo começar. Em Portugal, por exemplo, a comunidade educativa ficaria com o processo de vacinação praticamente concluído uma vez que docentes e não docentes já tomaram a primeira dose.

“É muito importante permitir que as crianças voltem às suas vidas escolares normais e permitir que se reúnam com a família e amigos”, disse o responsável. Além destes adolescentes, o CEO da BioNTech esclareceu que em julho já deverá haver resultados dos ensaios “para crianças dos cinco aos 12 anos” e para as mais novas — a partir dos seis meses — em setembro.

Nos EUA a BioNTech/Pfizer já pediu a autorização de uso de emergência para esta vacina e Ugur Sahin quer fazer o mesmo, na EMA, na próxima quinta-feira.

No final de março a Pfizer emitiu um comunicado que indica que a vacina é 100% eficaz em adolescentes dos 12 aos 15 anos, de acordo com os resultados dos ensaios da fase 3 que foram realizados em 2.260 adolescentes nos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BioNTech espera ter vacina para crianças entre os 12 e os 15 anos na Europa já em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião