Horta Osório quer reforçar “gestão de risco” nas novas funções no Credit Suisse

Banqueiro português foi oficialmente eleito, na assembleia geral de acionistas do Credit Suisse desta sexta-feira, para o cargo de chairman da instituição financeira.

António Horta Osório foi aprovado como chairman do Credit Suisse, na assembleia geral de acionistas do banco que aconteceu esta sexta-feira em Zurique. O banqueiro português recebeu 96,4% dos votos a favor e, no primeiro discurso já em funções, apontou a necessidade de reforçar a “gestão de risco” da instituição financeira, que foi uma das arrastadas pelo colapso da Archegos.

“É a minha firme ambição e determinação ouvir a organização e dialogar com todas as partes interessadas relevantes, a fim de obter um entendimento profundo dos nossos pontos fortes e fracos”, começou por dizer Horta Osório, citado em comunicado.

Temos de fomentar uma cultura que reforce a importância da gestão de risco, que garanta que existem os incentivos corretos (incluindo a remuneração) e que se concentre na responsabilidade pessoal e na prestação de contas. Uma cultura onde cada funcionário pode orgulhar-se daquilo que defendemos e de como agimos”, acrescentou.

No início do mês, o banco suíço anunciou que teve de assumir uma perda de 4,4 mil milhões de francos suíços (3,9 mil milhões de euros) devido aos prejuízos resultantes do colapso do fundo privado Archegos Capital Management. Teve por isso de reduzir dividendos em dois terços e despediu dois executivos. Apesar de o caso não ter sido referido diretamente, Horta Osório assume que terá “desafios” pela frente.

“Estou entusiasmado de vir a trabalhar com [o CEO do banco, Thomas Gottstein] e com a sua comissão executiva. Aguarda-nos um período difícil e de decisões difíceis. Não há soluções milagrosas rápidas nem infalibilidade“, afirmou Horta Osório. Dirigindo-se diretamente aos acionistas, acrescentou: “Têm o meu compromisso pessoal de trabalhar incansavelmente com o conselho de administração e com a equipa de gestão para enfrentar os desafios que temos pela frente”.

Após o voto de confiança dos acionistas, Horta Osório assume funções oficialmente no sábado, 1 de maio, sendo o primeiro estrangeiro no cargo de presidente do conselho de administração do Credit Suisse. Com 57 anos, o banqueiro muda-se para a instituição suíça após ter completado dez anos de liderança do Lloyds Banking Group, o maior banco comercial e de retalho do Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horta Osório quer reforçar “gestão de risco” nas novas funções no Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião