A partir de agora já pode renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa

Os cidadãos com mais de 25 anos que pretenderem renovar o Cartão de Cidadão e não quiserem alterar nenhum dado pessoal vão poder renová-lo sem sair de casa.

A partir desta quarta-feira, os portugueses com mais de 25 anos que precisem de renovar o Cartão de Cidadão e não quiserem alterar nenhum dado pessoal, vão poder fazê-lo sem sair de casa. Para tal, basta pagarem o emolumento através de uma referência multibanco para receberem o documento de identificação pelo correio.

A partir de 5 de maio de 2021, quem tem 25 anos ou mais vai poder fazer a renovação automática do seu Cartão de Cidadão sem sair de casa”, informa o Ministério da Justiça, no site.

Deste modo, os cidadãos com mais de 25 anos e residentes em território nacional que queiram renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa vão receber uma carta PIN com uma referência multibanco. Ao pagarem esta referência multibanco, os cidadãos atestam que não querem alterar nenhum dado pessoal, como morada, nome, fotografia ou outro dado biométrico, pelo que fica feita automaticamente a renovação do cartão. De seguida, irá receber o novo documento em casa, pelo correio.

De sublinhar que a partir dos 25 anos, o Cartão de Cidadão tem uma validade de 10 anos. Contudo, se pedir a renovação do Cartão de Cidadão porque o perdeu, foi destruído ou foi roubado ou furtado, o novo cartão é uma 2ª via e vai ter a mesma data de validade do anterior.

Em setembro do ano passado e com o intuito de normalizar o fluxo dos pedidos de Cartão de Cidadão, o Executivo decidiu abrir duas novas vias de entrega dos Cartões de Cidadão: através dos CTT e por levantamento em alguns espaços do cidadão. Neste âmbito, os cidadãos recebiam um SMS a indicar essa opção de entrega, tendo depois 48 horas para a aceitar ou rejeitar. Se nada responderem, assumia-se que aceitaram o envio por correio, que era feito através de correio registado, sendo possível acompanhar online o percurso através de um código enviado pelos CTT. Não obstante, segundo a secretária de Estado da Justiça esta “modalidade de renovação por SMS não faz sentido continuar”, pelo que vai terminar, disse à SIC Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A partir de agora já pode renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião