Lisboa segue Europa em alta, impulsionada por energéticas

Energia é o setor do PSI 20 com melhor desempenho, tendo a Galp e a EDP Renováveis um importante papel. Pelo contrário, a EDP fechou a "vermelho". 12 das 18 cotadas fecharam em terreno positivo.

Depois de começar o dia com ganhos de 3%, a bolsa de Lisboa abrandou, tendo fechado o dia a valorizar quase 1%. A maioria das cotadas fechou em terreno positivo, com destaque para a Galp e para o setor da energia, seguindo assim as pegadas da Europa.

As principais praças europeias continuaram no “verde”, com o Stoxx 600 a valorizar 1,83% e o alemão DAX mais de 2%. Já o francês CAC 40 ganhou 1,4%, o espanhol IBEX 35 avançou 1,5% e o britânico FTSE 100 1,75%. O português PSI-20 teve um ganho mais baixo do que os restantes, mas ainda assim fechou com um aumento de 0,93% para 5,092.160 pontos, com 12 das 18 cotadas a fecharem o dia positivamente.

Nas principais bolsas da Europa, a energia ocupou um papel importante nos ganhos e em Portugal não foi diferente, tendo este setor o maior aumento da bolsa (2,85%). O destaque vai para a Galp que fechou com uma valorização de 2,85% para 10,2 euros por ação. Ainda no setor da energia, a EDP Renováveis viu um aumento de 1,72% para 19,49 euros. Por outro lado, a EDP caiu 0,61% para 4,57 euros.

Galp sobe quase 3%

O BCP, que esteve em alta na abertura, abrandou os seus ganhos, tendo fechado o dia com uma valorização de 1,6% para 0,1267 euros por ação. Dos restantes “grandes” da bolsa, três fecharam em terreno positivo (Jerónimo Martins +0,8%, Sonae +1,05%, CTT + 2,37%) e dois ficaram a “vermelho” (REN -0,4%, Nos -1,62%).

Contudo, apesar do menor peso que tem no PSI 20, é a Ramada a cotada que mais valoriza, ao disparar mais de 5% para 7,38 euros. A Semapa, que ao início do dia era a única cotada a deslizar, conseguiu recuperar mantendo-se inalterável face à sessão de terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue Europa em alta, impulsionada por energéticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião