Nas notícias lá fora: SpaceX, voo espacial e portagens

  • ECO
  • 6 Maio 2021

De viagens ao espaço, passando por alimentos criados em laboratório e até às estradas em Espanha, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

A marcar o dia estão duas notícias espaciais. A empresa de Jeff Bezos anuncia o seu primeiro voo ao espaço para 20 de julho, ao mesmo tempo que o protótipo do foguetão de Elon Musk aterra à quinta tentativa. Destaque ainda para o facto de Espanha querer implementar portagens a toda a rede de vias rápidas, tanto nacionais como regionais.

Reuters

Negociação com a OMC sobre patentes das vacinas vai demorar meses

Agora que Joe Biden apoiou a suspensão temporária das patentes das vacinas contra a Covid-19, o próximo passo é negociar com a Organização Mundial do Comércio (OMC) para que possa ser alcançado um acordo, processo que pode demorar meses. Para além de demoradas, as negociações deverão resultar numa renúncia significativamente mais restrita do que a proposta inicialmente feita pela Índia e África do Sul. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Blue Origin, de Bezos, faz o primeiro voo espacial a 20 de julho

A Blue Origin, fabricante de foguetes fundada pelo bilionário Jeff Bezos, marcou o dia 20 de julho para sua primeira missão de transportar pessoas ao espaço. A empresa planeia leiloar um lugar no seu foguete New Shepard para a viagem de 11 minutos ao espaço, a uma altitude de cerca de 100 quilómetros. Será o único lugar disponível para compra e os lucros revertem para a fundação Blue Origin, que promove o ensino de matemática e ciências. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Wall Street Journal

SpaceX de Elon Musk aterra à quinta tentativa

O SpaceX, de Elon Musk, aterrou com sucesso o seu veículo de teste ileso esta quarta-feira à quinta tentativa, naquele que representa um avanço nos esforços de tentar prepará-lo para futuros voos e aterragens na Lua e em Marte. O foguete de 16 andares foi lançado das instalações da empresa no sul do Texas e pousou novamente na plataforma após um voo de seis minutos, escalando até aos 10 quilómetros. Leia a notícia completa no Wall Street Journal (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Frango criado em laboratório cada vez mais barato

A startup israelita Future Meat deu um salto em direção à viabilidade comercial do seu frango criado em laboratório, reduzindo os custos de produção quase para metade em apenas alguns meses. A empresa está agora a produzir um peito de frango de 110 gramas por pouco menos de quatro dólares (3,33 euros), abaixo dos 7,5 dólares (6,25 euros) anunciados no início do ano. O CEO espera que o custo caia para menos de dois dólares (1,67 euros) nos próximos 12 a 18 meses. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

El País

Espanha pretende estender portagens a todas as estradas estatais e regionais

O Governo espanhol planeia implementar “um mecanismo de pagamento” pelo uso da rede de autoestradas a partir de 2024, mas também abre a porta a estender essas portagens a toda a rede de estradas de alta velocidade do país, tanto nacionais quanto regionais, conforme consta do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência enviado a Bruxelas. O plano prevê condições especiais para agregados com poucos rendimentos. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: SpaceX, voo espacial e portagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião