Uber regista prejuízos de 108 milhões de dólares no arranque de 2021

  • Lusa
  • 6 Maio 2021

Alienação da Advanced Technologies Group melhorou contas. Receitas caíram, com menos transportes de pessoas e mais entregas de encomendas e comida.

A multinacional de transporte Uber registou prejuízos de 108 milhões de dólares (90 milhões de euros) no primeiro trimestre, muito abaixo dos 2,9 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) ​​​​​​registados no mesmo período do ano passado.

Para esta melhoria de resultados, que não obstante permanecem negativos, contribuiu a alienação da unidade de veículos autónomos, isto é, que circulam sem condutor, a designada Advanced Technologies Group (ATG), à empresa emergente Aurora.

As receitas baixaram 11% em termos homólogos, para 2,9 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros)​, segundo informação divulgada ao mercado na quarta-feira.

A alienação da ATG permitiu um encaixe imediato de 1,6 mil milhões de dólares (1,33 mil milhões de euros), que pode subir nos próximos anos até aos quatro mil milhões (3,33 mil milhões de euros).

Além da ATG, os resultados permitiram ver de forma clara a forma como a pandemia mudou o negócio da Uber.

Se no início de 2020, antes da pandemia, o transporte de pessoas era a principal fonte de receita da Uber, com 2,5 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros), agora este valor caiu 65%.

Ao contrário, o negócio das entregas ao domicílio de comida (Uber Eats) e encomendas (Uber Freight) cresceu 215% e 51% respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber regista prejuízos de 108 milhões de dólares no arranque de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião