Hoje nas notícias: Comboios, mega herdade do BES e Forças Armadas

  • ECO
  • 10 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Justiça já deu “ok” à venda da Herdade do Vale Feitoso — conhecida como feudo do BES — à espanhola Vestein. O dia fica ainda marcado pelo “atraso” da CP na encomenda de novos comboios, pelo aumento do número de efetivos nas Forças Armadas e pelas críticas de António José Seguro aos líderes da UE. Destaque também para a notícia de que os bancos fizeram mais de 900 mudanças aos valores de comissões.

Justiça dá luz verde a venda de mega herade do BES a espanhóis

O Ministério Público e o Tribunal do Fundão deram luz verde à venda da Herdade do Vale Feitoso — a maior propriedade privada vedada em Portugal — à espanhola Vestein por 20,7 milhões de euros. São 7.300 hectares, dos quais 1.200 em reserva de caça turística. A propriedade em causa foi comprada, em 2004, pelo Grupo Espírito Santo, tendo sido convertida pelos Salgado numa espécie de feudo familiar, isto é, um sítio para festas e caçadas com amigos. O Novo Banco tem fundeados créditos de 53,3 milhões de euros. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

CP demora quase três anos a encomendar novos comboios

A 6 de setembro de 2018, o Governo deu autorização para a compra de 22 novos comboios por parte da CP, para reforçar o serviço regional. Um concurso público que envolvia o montante de 168,21 milhões de euros e que estimava a chegada dos novos meios de transporte entre 2023 e 2026. Mas, quase três anos depois, a encomenda das novas composições ainda nem foi feita pela transportadora. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Crise e desempregados empurram jovens para as forças armadas

As Forças Armadas verificaram, pela primeira vez em dez anos, um aumento do número de efetivos, evolução explicada pelo impacto da pandemia de coronavírus no emprego, acreditam as associações de militares. A maior procura e o reforço da retenção deu-se “por falta de alternativas” de emprego, dizem. Já o Governo explica essa evolução com a “crescente atratividade da carreira”. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

António José Seguro lança duras críticas aos líderes da UE

António José Seguro, antigo líder do PS, regressou aos palcos da política este domingo, numa conferência sobre a Europa, depois de estar afastado deste meio desde 2014. Seguro aproveitou a ocasião para endereçar duras críticas aos atuais líderes do bloco europeu, acusando-os de falta de coragem para resolver os problemas e de ambiguidades. A UE “não arrumou a casa e varreu os principais problemas para debaixo da mesa, iniciando um caminho perigoso e de ambiguidade, que explica muitos dos falhanços seguintes”, afirmou na conferência. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Banca faz 915 mudanças aos valores de comissões

915 das alterações aos preçários dos bancos diz respeito aos valores das comissões cobradas aos clientes – o que diz respeito a 61% das mudanças efetuadas, mostra o Relatório de Supervisão Comportamental de 2020 do Banco de Portugal. Em 2020, foram 151 as instituições financeiras que comunicaram mudanças nos folhetos de comissões e despesas, para um total de 1500 modificações. Valor que fica, no entanto, abaixo do registado no ano anterior, em que foram identificadas 1675 alterações. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Comboios, mega herdade do BES e Forças Armadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião