5 coisas que vão marcar o dia

No plano económico, o BdP vai dar a conhecer como evolui a economia, enquanto a CGD e a EDP divulgam resultados ao mercado.

Será um dia de prestação de contas, com a CGD e o grupo EDP a apresentarem resultados do primeiro trimestre. O Banco de Portugal divulga também o relatório do Conselho de Administração, no mesmo dia em que atualiza o indicador diário de atividade económica. O INE publica dados sobre a remuneração dos trabalhadores.

CGD apresenta resultados

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) apresenta esta quinta-feira resultados do primeiro trimestre de 2021. O banco liderado por Paulo Macedo fechou 2020 com lucros de 492 milhões de euros, uma redução de 36,6% face ao ano anterior. A quebra nos resultados foi reflexo dos efeitos da pandemia, que obrigou o banco público a reconhecer imparidades e a realizar provisões para crédito malparado de mais de 300 milhões de euros.

Empresas de energia revelam contas

A família EDP vai apresentar contas do primeiro trimestre. Em 2020, o lucro da EDP subiu 56% para 801 milhões, enquanto a EDP Renováveis terminou o ano com lucros de 556 milhões de euros, mais 17% do que em 2019.

Como evolui a remuneração dos trabalhadores?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta quinta-feira as estatísticas do emprego, referentes à remuneração bruta mensal média por trabalhador no primeiro trimestre do ano. Para além disso, o INE vai também divulgar os índices de Produção, Emprego e Remunerações na Construção, para o mês de março.

BdP divulga relatório de atividade e contas

O Banco de Portugal divulga esta quinta-feira o Relatório do Conselho de Administração – Atividade e Contas, documento que descreve a atividade e apresenta o balanço e as contas anuais do banco. Este relatório diz respeito a 2020, pelo que vai permitir perceber o impacto da pandemia nas contas do supervisor da banca.

Economia portuguesa está a acelerar?

A instituição liderada por Mário Centeno vai revelar os dados relativos ao indicador diário de atividade económica, referente à semana passada. Este indicador do Banco de Portugal mostrou que a economia portuguesa acelerou na na semana terminada a 2 de maio, beneficiando do progressivo desconfinamento do país.

(Artigo atualizado às 10h17 com a indicação de que os resultados da REN só serão divulgados na sexta-feira. Pelo sucedido, pedimos desculpa aos nossos leitores e aos visados.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião