Produção automóvel dispara, mas está 9,5% abaixo de 2019

Dados da ACAP mostram que, no primeiro quadrimestre deste ano, foram produzidos em território nacional 111.409 veículos. Só em abril foram produzidos em Portugal 27.527 veículos automóveis.

Nos primeiros quatro meses desta ano, a produção automóvel em Portugal disparou, embora tenha ficado ainda bastante abaixo dos valores registados em igual período de 2019, altura em que a pandemia da Covid-19 estava bem longe de ter chegado a Portugal, revelam dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Efetivamente, nos primeiros quatro meses de 2021 saíram das fábricas instaladas em Portugal 111.409 veículos, o que representa um acréscimo na ordem dos 42,0% face a igual período do ano anterior. Nesses primeiros meses de 2020, mais concretamente a partir de março, já se identificavam os primeiros casos do novo coronavírus em território nacional, com isso a ter impacto ao nível da produção automóvel.

Porém, regista-se agora, nos primeiros quatro meses deste ano, uma quebra na ordem dos 9,5% no que toca a este indicador, face a igual período de 2019. Ou seja, os valores da produção automóvel a nível nacional ficam ainda aquém dos registados no período pré-pandemia.

Considerando apenas este mês de abril, a ACAP esclarece, em comunicado enviado às redações, que foram produzidos em Portugal 27.527 veículos automóveis, um crescimento exponencial face ao mês homólogo de 2020 (+2123,5%). Isto porque, “em abril de 2020, as fábricas estiveram encerradas”, tendo sido “o pior mês, para a produção automóvel, desde 2005, como consequência da crise do Covid-19“. No entanto, os valores de maio de 2021 ficam abaixo dos registados no mesmo mês de 2019, com uma quebra na ordem dos 3,8%.

Produção automóvel em Portugal

Fonte: ACAP.

 

No que diz respeito aos automóveis ligeiros de passageiros, foram produzidos, entre janeiro e abril, 90.257 unidades, uma subida de 42,5% face ao igual período do ano passado. Só em abril deste ano foram concebidos 23.216 veículos desta natureza, com a subida neste indicador a ser gigantesca em comparação com o mesmo mês de 2020 (+1784,4%).

No primeiro quadrimestre deste ano, foram ainda produzidos 19.823 veículos ligeiros de mercadorias e 1.329 veículos pesados. Subidas na ordem dos 40,1% e dos 38,7%, respetivamente, em comparação com os primeiros quatro meses do ano passado.

Os dados disponibilizados pela associação do setor mostram ainda a importância detida pelas exportações para o setor automóvel. Isto porque 98,3% dos automóveis fabricados em território nacional se destinam ao mercado externo. A Europa continua a ser o principal continente de destino dos automóveis produzidos em Portugal (86,5%), com a Alemanha (14,9%), Itália (14,4%), França (14,3%) e Espanha (11,7%) a serem os países que mais compram veículos fabricados no nosso país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel dispara, mas está 9,5% abaixo de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião