Recuperação económica dá ganhos a Wall Street mas não evita perdas semanais

Wall Street acabou a última sessão de uma semana marcada por volatilidade em alta, desempenho que não foi suficiente para registar ganhos semanais. Enquanto por um lado aumentaram as preocupações dos investidores com os efeitos da inflação, os mercados também digeriram dados que apontam para a recuperação económica e a apresentação de resultados por várias empresas.

Foram conhecidos dados relativos aos preços de importação dos EUA, que subiram 0,7% no mês passado. Esta subida em abril foi o mais recente sinal de aceleração da inflação com a reabertura da economia, depois de os índices de preços no consumidor e de produção também terem registado aumentos.

Ainda assim, perspetivas de recuperação económica puxaram pelos índices. O industrial Dow Jones subiu 1,06%, para os 34.380,75 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,49%, para 4.173,74 pontos. Já o tecnológico Nasdaq avançou 2,32%, para 13.429,98 pontos. Estes ganhos não foram, no entanto, suficientes para fechar o conjunto da semana no “verde”.

As cotadas mais expostas à recuperação registaram valorizações, depois as autoridades de saúde norte-americanas decidirem levantar a obrigação de usar a máscara no interior para as pessoas vacinadas contra a Covid-19. Os títulos das companhias aéreas United Airlines e a American Airlines subiram mais de 4%, enquanto as ações da empresa de cruzeiros Carnival subiram 6%.

Nos ganhos, destaque também para as tecnológicas. O Facebook subiu 3,50% para os 315,94 dólares, a Apple ganhou 1,98% para os 127,45 dólares e a Amazon avançou 1,94% para os 3.222,90 dólares.

Relacionados