Portugal atinge recorde de vacinação com 129 mil inoculações

Portugal registou um recorde diário de vacinação, ao contabilizar mais de 129 mil inoculações este sábado. A operação continua no fim de semana, tendo já sido vacinadas contra a Covid-19 mais de 22 mil pessoas na manhã de domingo, nomeadamente docentes e não docentes e trabalhadores das respostas sociais.

“De acordo com os dados finais de ontem, 15 de maio, foram vacinados cerca de 106.700 docentes e não docentes e trabalhadores das respostas sociais, num total de mais 129 mil inoculações diárias”, adiantou a task force responsável pelo plano nacional de vacinação contra a Covid-19 ao ECO.

O número alcançado este sábado representa assim um “novo recorde diário de inoculações” para Portugal. De acordo com os dados provisórios, até às 19h00 já tinham sido vacinados cerca de 103 mil docentes e não docentes e profissionais das respostas sociais com a segunda dose, acrescentou a task force.

Já até às 11h00 deste domingo “foram vacinados mais de 18.600 docentes e não docentes e trabalhadores das respostas sociais, num total de mais de 22.600 inoculações”, avançou também a task force liderada pelo Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

De recordar que o objetivo definido pelo grupo era de vacinar 100 mil pessoas por dia, meta que foi antecipada em cerca de uma semana, no início deste mês. Este resultado “só foi possível com a implementação do processo de auto agendamento, que permitiu aumentar significativamente o ritmo de vacinação, apesar de alguns contratempos verificados no processo”, segundo apontou a task force na altura.

Relacionados