60% quer manter máscaras obrigatórias mesmo depois de tomar a vacina contra a Covid

  • Tiago Lopes
  • 18 Maio 2021

Discussão em torno da obrigatoriedade do uso de máscara tem estado na ordem do dia depois de vários países deixarem cair esta medida para quem já foi vacinado.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a deixar cair o uso das máscaras para aqueles que já foram vacinados e lançaram o debate um pouco por todo o mundo. Vários países da Europa estão a discutir esta ideia, mas, para já, ainda são muitas as dúvidas em relação a esta questão.

Exemplos como o dos Estados Unidos e de Israel, que lideram a lista de países com a vacinação mais rápida do mundo, e que já suspenderam a utilização do uso de máscara obrigatório na maior parte dos cenários, têm sido objeto de estudo de muitos especialistas de vários países que agora decidem quais os próximos passos após a vacinação.

Em Portugal, vários especialistas admitem este cenário em contextos específicos para quem já foi vacinado, mas dizem que é preciso olhar para o impacto da vacinação numa altura em que já foram administradas mais de 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, sendo que mais de 2,9 milhões de pessoas em Portugal já têm pelo menos a primeira dose.

Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, recusa, para já, a dispensa do uso de máscara, referindo que, após a vacinação, “o que há de robustez em termos científicos é que há uma imunogenicidade, por assim dizer, contra doença grave”. No entanto, o país não tem ainda “definição quanto a esse processo”.

Numa sondagem realizada na página do ECO no Facebook, num universo de 680 votos, 60% considera que o uso das máscaras deve continuar a ser obrigatório mesmo depois das pessoas serem vacinadas, enquanto 40% responde que essa obrigatoriedade deve cair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

60% quer manter máscaras obrigatórias mesmo depois de tomar a vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião