Aegon destaca desempenho trimestral em Portugal e Espanha

  • ECO Seguros
  • 19 Maio 2021

A operação ibérica, em particular a produção nova em seguros de acidentes, saúde e habitação deram contribuição positiva para o desempenho do grupo holandês no primeiro trimestre.

A Aegon NV, grupo segurador holandês parceiro do Santander em Portugal e demais mercado ibérico, encerrou o primeiro trimestre com resultado operacional 431 milhões de euros, a crescer 20% comparativamente com o de igual período em 2020 e a beneficiar de poupança nos gastos e do ambiente favorável mercado de capitais.

Excluindo efeitos contabilísticos não recorrentes (associados a desinvestimentos na Europa central), reclassificações e efeitos cambiais, o ganho operacional cresceu 32%. A nova produção em linhas de proteção (seguros de danos e de saúde) decresceu 25%, para 55 milhões de euros, a refletir decisões estratégicas nos EUA (abandono do sistema complementar individual Medicare) e menor procura de coberturas de incapacidade nos Países Baixos, explica a entidade num comunicado.

O grupo apurou lucro líquido trimestral de 386 milhões depois de impostos (a beneficiar de créditos fiscais na região Americas) e, no capítulo dos destaques de desempenho estratégico,a seguradora realça produção nova (prémios emitidos) nos ramos de acidentes e saúde, com incremento de nove milhões, para 29 milhões de euros, propulsionado pelo lançamento de novos produtos em Espanha e Portugal.

Na atividade de seguros gerais (P&C), os prémios emitidos diminuíram 30%, em variação homóloga, para 25 milhões de euros, um declínio explicado por operações desinvestidas na Europa central e oriental (CEE). Ajustado do respetivo efeito contabilístico, o negócio cresceu 47%, beneficiando principalmente de maiores vendas em Espanha e Portugal, impulsionadas pela introdução de novos produtos de cobertura a lar (seguro habitação), refere o comunicado.

“Fizemos progressos para cumprir com as nossas prioridades estratégicas,” afirmou Lard Friese, CEO da Aegon, comentando os números trimestrais.

Ainda, sobre o desempenho por divisões de negócio, o resultado operacional da atividade Internacional diminuiu 42%, para 28 milhões de euros, mas a crescer 6% se excluído o impacto dos desinvestimentos na região central e leste da Europa.

Em base ajustada, a melhoria indicada também beneficiou do crescimento e da evolução na gestão de sinistros em Portugal, Espanha e China que, em conjunto, mais do que compensou resultado menos favorável da subsidiária Transamerica Life Bermuda e do negócio asiático de marketing direto, detalha o grupo holandês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aegon destaca desempenho trimestral em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião