Número de passageiros nos aeroportos nacionais afunda 78,1% em março

Os aeroportos nacionais receberam apenas cerca de 436.300 mil de passageiros em março, menos 78% do que no ano passado. Esta diminuição é resultado da pandemia.

Os aeroportos nacionais receberam cerca de 436.300 viajantes em março, o equivalente a uma redução de 78,1% face ao mesmo mês do ano passado. A estimativa rápida publicada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprova o impacto que a pandemia continua a ter no setor da aviação, contudo, mostra uma certa melhoria, dado que em fevereiro a descida tinha sido superior a 90%.

Em março, aterraram nos aeroportos nacionais 4.200 aeronaves em voos comerciais, menos 58,1% do que no período homólogo, que transportaram 436.300 pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, foram transportadas 14.800 toneladas, menos 2,6% do que em março do ano passado, mês em que a pandemia arrancou em força no país.

Aeronaves aterradas e passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais entre janeiro e março de 2021 | Fonte: INE

Entre janeiro e março de 2021, comparando com o mesmo trimestre de 2020, aterraram nos aeroportos nacionais 13.448 aeronaves em voos comerciais, o equivalente a uma descida de 66,4%, e foram movimentados 1,475 milhões de passageiros (-84,4).

O aeroporto de Lisboa movimentou 50,3% do total de passageiros (742 mil) e registou um decréscimo de 86,3%. Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto do Faro foi o que evidenciou maior decréscimo do número de passageiros movimentados entre janeiro e março de 2021 (-92,8%).

Ainda nos primeiros três meses do ano, “considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos”, refere o INE, que aponta a Suíça como o segundo principal país de origem e de destino.

(Notícia atualizada às 11h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos nacionais afunda 78,1% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião