Adicional ao IMI dá 304 milhões à Segurança Social em 2020

O apelidado "imposto Mortágua" criado em 2017 gerou uma receita de 304 milhões de euros à Segurança Social em 2020. Parte do valor refere-se a regularizações de anos anteriores.

A Segurança Social arrecadou mais do dobro com o adicional ao IMI em 2020, mas tal deve-se a regularizações de receita não recebida em anos anteriores. No total, o sistema de proteção social recebeu no ano passado 304 milhões de euros do apelidado “imposto Mortágua” criado em 2017, acima dos 123 milhões de euros recebidos em 2019.

A transferência referente ao adicional ao IMI, concebido com o fundamento de aumentar a diversificação das fontes de financiamento do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), atingiu 304 milhões de euros, mais 181 milhões de euros do que no ano anterior“, revela o Conselho das Finanças Públicas (CFP) esta quinta-feira no novo relatório sobre a Evolução Orçamental da Segurança Social e da CGA (Caixa Geral de Aposentações) em 2020.

Os especialistas em finanças públicas explicam que, no ano passado, foi efetuada a “transferência dos valores remanescentes em falta” do adicional ao IMI, referentes a 2017 (79,9 milhões de euros), 2018 (85,3 milhões de euros) e 2019 (oito milhões de euros). A estes montantes acresce o valor que se refere a 2020: 129,5 milhões de euros.

“Os montantes a transferir são deduzidos dos encargos de cobrança e da previsão de deduções à coleta de IMI e de IRC, podendo o valor devido ser ligeiramente diferente da soma dos valores acima identificados”, ressalva o CFP.

Em 2020, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira, foram emitidas 88.942 notas de cobrança do Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis (AIMI), das quais 65.942 dizem respeito a pessoas coletivas (empresas) e 23 mil a pessoas singulares. Este número representa uma subida de 16,5% face a 2019, o que reflete o aumento do preço das casas mesmo durante a pandemia.

Para 2021, a expectativa é que a receita com o adicional ao IMI diminua 54% uma vez que já não deverá haver acertos do passado, o que equivale a menos 164 milhões de euros a entrar nos cofres da Segurança Social.

O adicional ao IMI incide sobre contribuintes ou empresas cujos imóveis habitacionais ou terrenos com licença de construção somados superem os 600 mil euros (limiar da isenção). Depois há três escalões: taxa de imposto de 0,7% entre 600 mil euros e um milhão de euros, de 1% entre um milhão e dois milhões e de 1,5% acima de dois milhões de euros.

Jogos sociais “rendem” menos à Segurança Social

Com a pandemia a afetar a receita com jogos sociais (jogos de fortuna ou azar), a receita que é consignada à Segurança Social também foi afetada.

De acordo com o Conselho das Finanças Públicas, “constatou-se uma diminuição da transferência realizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pelo Turismo de Portugal, referente a receitas decorrentes dos jogos sociais, tendo atingido 204 milhões de euros (menos 43 milhões de euros face a 2019)“.

Para 2021, o orçamento da Segurança Social prevê uma subida da receita com jogos sociais de 11,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adicional ao IMI dá 304 milhões à Segurança Social em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião